Investigadora da UAlg participa em programa da Antena 1 sobre alimentação sustentável

Também estão envolvidos no projeto os investigadores Bruno Pinto, da Universidade de Lisboa, e António Granado, professor da Universidade Nova de Lisboa

ouvir notícia

O programa “Os desafios da alimentação sustentável”, que contou com a colaboração da Universidade do Algarve, foi lançado no dia 6 de fevereiro pela Antena 1. Trata-se de uma série de 10 episódios, com duração de 8 a 10 minutos, que serão transmitidos diariamente às 14h40, até dia 17 de fevereiro.

De Norte a Sul do país, e também nas ilhas, o novo programa da jornalista Eduarda Maio apresentará dez projetos de investigação sobre alimentação sustentável, centrando-se no trabalho dos cientistas na procura de soluções para melhorar a nossa alimentação e reduzir o desperdício de diferentes indústrias.

“Este programa é uma oportunidade de dar a conhecer ao público português os bastidores dos processos de investigação científica sobre alimentação sustentável em Portugal”, refere Ana Matias, investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da UAlg.

- Publicidade -

“As reportagens de Eduarda Maio trazem-nos temas tão diversos como a aquacultura sustentável, o uso de insetos na alimentação humana ou o aproveitamento de resíduos do leite na produção de fibras”.

Também estão envolvidos no projeto os investigadores Bruno Pinto, da Universidade de Lisboa, e António Granado, professor da Universidade Nova de Lisboa. Os três conceberam a ideia do programa e obtiveram financiamento para a sua produção através de um concurso da Science Communication Lab, (Munique, Alemanha).

Para além dos podcasts, o projeto tem uma componente de investigação, que passa por avaliar a sua eficácia junto de jovens universitários. Este trabalho de avaliação será efetuado nos próximos meses em duas universidades portuguesas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.