Irlanda quer as mesmas condições de Espanha

ouvir notícia

.

A Irlanda quer renegociar o seu plano de resgate para beneficiar das mesmas condições de Espanha, que deverá receber ajuda externa sem se comprometer com reformas económicas.

“A Irlanda levantou a questão da necessidade de assegurar, de forma retroativa, e no que toca ao seu resgate, a paridade face ao acordo feito com Espanha”, disse uma fonte europeia à France Presse, em informações que a agência diz terem sido confirmadas por outra fonte europeia não-identificada.

Em novembro de 2010, a Irlanda recebeu da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) um financiamento de resgate de 85 mil milhões de euros para salvar o setor bancário, mas à custa de fortes medidas de austeridade.

- Publicidade -

Ao contrário da Irlanda, o ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos, afirmou ontem, ao anunciar o pedido de auxílio internacional, que o acordo para salvar o sistema financeiro espanhol não impõe mais condições à economia de Espanha, para além de medidas que se aplicam ao setor bancário.

Dublin planeia fazer o pedido de renegociação do resgate no próximo encontro de ministros das Finanças dos 17 países da zona euro, que deverá decorrer a 21 de junho, disseram as fontes, à France Presse.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.