JOÃO LEAL

  CRÓNICA DE UM OUTRO ALGARVE

Aquele abraço para ti Marcelino!

Sonho comum nos perseguiu vida em fora, mas muitas implicações, gozos, problemas e anseios, concretizado neste comum prosseguido e perseguido que foi a Comunicação Social e o darmos o nosso esforço empenhado na construção de um mundo melhor do que aquele  que os nossos “verdes anos” de então, nos dera.
Uma amizade fraterna, que vem de há mais de sessenta anos, quando vieste da tua “serra verde”, ali em pleno Caldeirão, entre o Alportel e o Barranco do Velho, para te instalares no Bairro de São Pedro e termos o honrado título de “costeletas”.
Nesta hora de tão profundo significado, meu caro Marcelino, de seu nome completo José Marcelino Viegas, nascido na zona rural do concelho de São Brás de Alportel, verdadeiro, sacrificado e explorado jornalista profissional, em que vives um angustiante drama, que outros escritores também o conheceram, trazemos-te em público e nestas colunas onde durante anos e anos militaste com determinação e empenho, o nosso solidário abraço e todo o afecto (“nesta terra e hora de afetos”, como diz o nosso comum companheiro e amigo Neto Gomes), de quem muito te estima.
A vida é, por vezes e para alguns, como contigo tem vindo a acontecer, bem madrasta e dolorosa. Esta jornada de homenagem a viver no Bengado, nesse ainda autêntico Algarve, que tu defendes “com unhas e dentes”, que o mesmo é dizer “contra ventos e marés”, comportando todo o potencial que albergas, é a tradução plena de que, apresar de tudo e por tudo, valeu a pena.
“Força Marcelino!”, o “milagre” há-de acontecer! Esta esperança que albergamos é a oferenda maior que, do coração, te transportamos!

Deixe um comentário

Exclusivos

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.