JOÃO LEAL

 CRÓNICA DE FARO

Aquele abraço

Foi emotivo, como desde há décadas acontece, aquele abraço que vindo de todo o País se congregou em Vilamoura, reunindo mais de duas centenas de “costeletas” (antigos alunos da Escola Tomás Cabreira, de Faro), bem como de outros estabelecimentos de ensino profissional – casos da Pedro Nunes e da Serpa Pinto – que funcionaram na capital sulina, na plena vivência das amplas avenidas que o professor Américo Nunes da Costa, hoje com 92 anos de idade, traçou para a Associação – Fraternidade, Solidariedade e Vitalidade.

Sucessivas gerações se reuniram transportando histórias múltiplas, recordações indeléveis, saudades que o tempo avoluma, todo esse manancial admirável que iniciado nos bancos da Escola prosseguiram vida fora e hoje são bandeira desfraldadas ao vento sublime da amizade, num “alábi – alabá – alabi – bum – bá, Escola! Escola! Escola!”.

Elas e eles, com os 90, os 80, os 70 e por aí abaixo, de idade, demonstraram a plenitude de uma juventude espiritual em que sobressai o valor da fraterna estima e do orgulho e gratidão para com a “velhinha” e sempre renovada, em cada geração de “costeletas” (nome dado em contraste com o de “bifes” aos alunos do Liceu (Escola) João Deus, na plena rivalidade acontecida e sempre assumida.

Esta Escola Tomás Cabreira tem uma referência assinalada no historial educativo e social da vida algarvia, por aqui que foi, durante décadas juntamente com as suas congéneres de Silves e Lagos, os pólos únicos do ensino secundário e donde saíram destacadas figuras da vida nacional e internacional, que como professores (pintor Lyster Franco, Álvaro Marinho, Jorge Escalço, dr. José Correia, há dias falecido, poeta Fernando Ferreira, eng. Osvaldo Bagarrão etc) quer como alunos (prof. dr. Aníbal Cavaco Silva, escritores Mário Lyster Franco, Mário Zambujal e Casimiro Brito, o cantor Zeca Afonso, o governante dr. Fernando Brazão Gonçalves, os futebolistas internacionais Nuno Agostinho, Manuel Caetano e Parreira Afonso, etc.).

Nas palavras pronunciadas pelo actual presidente da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira, Joaquim Teixeira, agora com sede própria nas exemplarmente renovadas instalações ali junto à Alameda João de Deus (que sempre foi assumida como complemento natural da própria Escola), num sonho concretizado muito pelo empenho e dedicação do anterior director dr. Domingos Grilo, fundiram-se todos os ânimos vividos no quotidiano, em todo o Mundo, unidos na “Fraternidade, Solidariedade e Amizade”.

 

 

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.