Jorge Botelho é o novo presidente da AMAL

ouvir notícia

O socialista Jorge Botelho está a cumprir o segundo mandato consecutivo à frente da autarquia tavirense (foto: JA)

O autarca de Tavira será coadjuvado pelo também socialista José Amarelinho (Aljezur) e pelo social-democrata Rui André (Monchique). António Eusébio, antigo autarca de S. Brás, vai assumir as funções de secretário permanente

.

O socialista Jorge Botelho, presidente da Câmara Municipal de Tavira, foi eleito esta segunda-feira como novo presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL, substituíndo naquele cargo o social-democrata Macário Correia.

- Publicidade -

Botelho vai ter como vogais o também socialista José Amarelinho, presidente da Câmara Municial de Aljezur, e o social-democrata Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique.

Esta troca na presidência da AMAL aconteceu na sequência dos resultados das últimas eleições autárquicas, em que o PS conseguiu a maioria das câmaras algarvias (10), contra cinco do PSD e uma da CDU.

O novo estatuto das comunidades intermunicipais, aprovado em setembro deste ano, veio reforçar as competências daquelas entidades, nomeadamente no âmbito de alguns poderes que pertenciam aos antigos Governos Civis.

Além destas alterações, a nova legislação também veio criar a figura do secretário intermunicipal, que terá funções executivas. O escolhido foi António Eusébio, antigo presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e atual líder dos socialistas algarvios, que, e de acordo com a nova legislação, passará a trabalhar a tempo inteiro na AMAL.

António Eusébio deverá ser acompanhado por dois vogais, cuja eleição não foi possível esta segunda-feira. A lei exige unanimidade e esta não aconteceu na votação, já que houve um voto em branco. A eleição dos nomes que irão acompanhar António Eusébio ficou adiada para a próxima segunda-feira.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.