“Jornadas de História do Baixo Guadiana” regressam a Vila Real de Sto António

ouvir notícia

Arquivo Histórico Municipal de Vila Real de Santo António

O Arquivo Histórico Municipal de Vila Real de Santo António recebe, esta sexta-feira, dia 21 de março, a partir das 10h00, a segunda sessão do ciclo “Jornadas de História do Baixo Guadiana”.

As jornadas estão divididas em três sessões, durante as quais investigadores de diferentes áreas irão partilhar com o público temas subordinados à história do Baixo Guadiana, onde o Grande Rio do Sul assume um papel central.

A iniciativa é organizada pelo Arquivo Municipal de Vila Real de Santo António e está inserida na programação da Eurocidade do Guadiana, projeto que envolve os municípios fronteiriços de VRSA, Castro Marim e Ayamonte e tem como missão a partilha de equipamentos e a realização de eventos comuns em ambos os lados da fronteira.

- Publicidade -

A participação nas jornadas é gratuita, mas sujeita a inscrição através doe email ([email protected]).

Esta segunda sessão começa com o tema “Castro Marim na Guerra da Restauração (1640-1668): Praça de Fronteira e Baluarte Defensivo do Algarve”, por Pedro Pires, licenciado em Património Cultural e pós-graduado em Património Imaterial.

Segue-se “A população islâmica de Cacela no contexto da reconquista do Baixo Guadiana”, por Cristina Garcia, arqueóloga da Universidade de Huelva.

Na parte da tarde acontece a comunicação “Guadiana – O Grande Rio do Sul”, por Hugo Cavaco, licenciado em História e mestre em História Moderna, bem como uma visita ao Centro Histórico de Vila Real de Santo António, guiada por José Eduardo Horta Correia, licenciado em História, doutorado em História de Arte e catedrático emérito pela Universidade do Algarve.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.