Jornadas de História do Baixo Guadiana regressam a VRSA na sexta-feira

O encontro começa às 10h00

ouvir notícia

As Jornadas de História do Baixo Guadiana regressam ao Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António (VRSA), no dia 26 de Janeiro, a partir das 09h30, para a sessão inaugural da sua 9.ª edição.

O encontro começa às 10h00, com o ato de abertura, sendo que a conferência inicial, marcada para as 10h15, será apresentada por Cátia Pereira, mestre em História e Patrimónios pela Universidade do Algarve, com o tema “O Governo de Sebastião Martins Mestre em Vila Real de Santo António”.

Sebastião Martins Mestre esteve presente em dois acontecimentos marcantes para a sociedade portuguesa do século XIX: as Invasões Francesas e as Guerras Liberais. O militar e político nascido em Santo António de Arenilha destacou-se pela sua intervenção nas invasões napoleónicas. Porém, a sua imagem ficou afetada pela sua conduta, ao enveredar pela carreira política, nomeadamente, ao tornar-se governador de Vila Real de Santo António.

- Publicidade -

Pelas 11h30, o historiador de arte Marco Sousa Santos, técnico superior de cultura do município de Tavira e docente da Universidade do Algarve, apresenta a conferência “Do Seinal para Arenilha, de Arenilha para Castro Marim: a longa jornada de uma mesa de altar quinhentista”. Recentemente identificadas na Ermida de Santo António, a mesa de altar e a pedra de Armas de António Leite constituem os únicos materiais arqueológicos, entretanto identificados, de Santo António de Arenilha, a antecessora de Vila Real de Santo António conhecida por ser porto de contrabando, tráfico de escravos e pirataria.

Pelas 15h00 fica reservada a visita guiada à Ermida de Santo António, em Castro Marim, conduzida por Marco Sousa Santos e por Pedro Pires, técnico superior de cultura da Câmara Municipal de Castro Marim e estudante de doutoramento da Universidade do Algarve.

As Jornadas de História do Baixo Guadiana, inseridas na programação cultural da Eurocidade do Guadiana, são organizadas pelo Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes/Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e contam, entre outros oradores, com a colaboração de investigadores, docentes universitários, técnicos do património e editores.

A participação nas Jornadas é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do e-mail [email protected] ou telefone 281 510 260.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.