Jovem tratado a um tumor no cérebro partilha história de vida

ouvir notícia

Bernardo Almeida tem 19 anos e estuda na Faculdade de Economia da Universidade do Porto

O auditório da Escola Tecnopólis de Lagos recebe esta quinta-feira a visita de Bernardo Almeida. O jovem de 19 anos irá partilhar com a comunidade algarvia a sua história de vida. Uma história de força e determinação de um jovem a quem foi diagnosticado um tumor no cérebro aos 13 anos. `

Bernardo tem hoje 19 anos, ainda vive com a ameaça da doença, mas isso não o demoveu de sonhar e correr atrás dos seus sonhos até alcançá-los. É hoje um dos melhores alunos da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e inspira os mais jovens partilhando, um pouco por todo o país, o seu testemunho de vida.

A participação na palestra tem um valor de 20 Euros para um adulto acompanhado por um adolescente até aos 17 anos e a organização recomenda a reserva de lugar.

- Publicidade -

A história de Bernardo Almeida

Preparava-se para entrar na adolescência, vivia uma vida partilhada entre a paixão pelo andebol e a escola, quando aos 13 anos lhe foi detectado um tumor no cérebro.

Seguiram-se os longos dias passados no IPO, consultas de neurologia, neurocirurgia, psicologia, pediatria, entre outras. Como consequência dos tratamentos com corticoides Bernardo chegou a pesar 80 kg aos 13 anos.

“Uma criança que descobre que tem um tumor, que é proibida de fazer uma das coisas que mais gosta (jogar andebol), que passa quase semanas inteiras no hospital, que já não consegue ir à escola e estar com os amigos e que para além disso vê o seu peso a aumentar de dia para dia é claro que deixa de se sentir bem com a vida”, partilha Bernardo.

Mas o pior de tudo foi ouvir dos médicos frases como: “Tu tens uma bomba relógio na cabeça que pode rebentar a qualquer momento”; “É impossível operar. Os riscos são muitos”.

Porém, a palavra impossível não consta no dicionário da família do Bernardo e com muito esforço e sem nenhum apoio do Estado português conseguiram chegar aos EUA e àquele que é considerado o melhor neurocirurgião do mundo. As doze horas de operação não conseguiram remover o tumor na sua totalidade, mas foram o suficiente para acabar com as crises epiléticas e livrar-se das dezenas de medicamentos que estava a tomar.

Na hora da despedida o especialista disse ao jovem uma frase que ainda hoje o acompanha e lhe dá forças para continuar a lutar pelos seus sonhos: “Tens a vida toda pela frente para tirares um curso, casares e seguires todos os teus sonhos”.

A esperança que apesar de todas as adversidades nunca havia desaparecido ganhou ainda mais força e Bernardo regressou a Portugal, mais forte do que nunca. Empenhou-se nos estudos e no ano seguinte concluiu o ano letivo pertencendo ao quadro de honra da escola. Terminou o secundário com média final de 18,6 e entrou na Faculdade de Economia da Universidade do Porto com 20 valores no exame nacional de economia.

Esta é a história do Bernardo, mas é acima de tudo uma história de atitude. “É a história de uma corrida atrás dos sonhos porque todos somos capazes de tudo, apenas temos que nos esforçar e encarar as situações de frente e sem medo”, diz o jovem.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. e os 20 euros que cada pessoa tem que pagar para ouvir a história são para que o rapaz pague a operação que fez nos EUA ou são para a empresa que organiza estes eventos e que encontrou uma grande ideia de negócio em tempos de crise? 

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.