Jovens portimonenses usam fotografia para refletir sobre a realidade

ouvir notícia

.

João Porfírio e Catarina Fernandes, ambos nascidos em Portimão há 20 anos, são os autores de uma exposição de fotografia que está a dar que falar em Portugal e no estrangeiro.

“Sempre Quis Ser” – que está patente até ao final deste mês no centro comercial Aqua Portimão – consiste na apresentação de 10 fotografias, em registo preto e branco, que revelam alguns dos sonhos que ficaram por realizar de 10 sem-abrigo e pedintes da cidade de Lisboa.

“Esta mostra nasce da vontade e empenho destes dois jovens estudantes de 20 anos, de querer dar voz a alguns dos sonhos e expectativas que ficaram perdidos, algures no percurso de vida de quem, hoje, se vê na condição de sem-abrigo ou pedintes”, adiantam os promotores.

- Publicidade -

Catarina Fernandes e João Porfírio, ambos a estudar em Lisboa neste momento, não indiferentes à vida de quem faz da rua a sua casa, partiram para as ruas e becos de Lisboa para trocar palavras de conforto com alguns sem-abrigo. Das longas conversas que tiveram, nasce o registo fotográfico agora apresentado em Portimão (cidade natal dos artistas), no qual 10 sem-abrigo, numa pequena ardósia, mostram os seus sonhos – uns profissionais, outros de foro pessoal – que ficaram por realizar.

Através de uma simples pergunta – “O que sempre quis ser?” – Catarina e João dão a conhecer ao público muitas das profissões que ficaram por alcançar.

A exposição esteve anteriormente no Cais do Sodré e no Metro de Lisboa, locais de grande movimento de Lisboa, permitindo aos autores cumprir um dos objetivos deste projeto – levar esta exposição ao encontro das pessoas e levá-las a refletir sobre o fenómeno dos sem-abrigo e fazê-las lutar pelos seus sonhos, não permitindo que os seus objetivos caiam no esquecimento.

“Em Lisboa a exposição teve um enorme sucesso fazendo com que o projeto chegasse a toda a Europa e até ao Brasil, com edições desta exposição já marcadas para diversos locais do país e da Europa”, adiantam os promotores.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.