Juros a dez anos aproximam-se de 14 por cento

ouvir notícia

As yields das obrigações do Tesouro português a 10 anos estão em 13,98%. O prémio de risco da dívida portuguesa continua a escalar.

As yields (juros) das obrigações do Tesouro português no mercado secundário continuam hoje a escalada em todas as maturidades.

No prazo a 10 anos, estão em 13,985%, muito próximo dos 14%, um valor jamais atingido desde a adesão ao euro.

- Publicidade -

Os juros da dívida grega a 10 anos atingiram o patamar dos 14% em abril deste ano; depois, rapidamente, escalaram para os níveis atuais acima de 30%, desde que, em junho, o Eurogrupo decidiu apontar para um segundo pacote de resgate a Atenas e a permissão para uma negociação de uma reestruturação parcial da dívida soberana com os credores privados.

Reflectindo essa escalada, o prémio de risco da dívida portuguesa a 10 anos continua a subir para níveis nunca atingidos com a moeda única. O spread (diferença) entre os juros das OT portuguesas e os dos Bunds, títulos alemães, está no recorde de 11,69 pontos percentuais, ou 1169 pontos base. Esta diferença alarga-se ainda mais dado que, hoje, os juros dos Bunds a 10 anos estão em baixa (ao contrário de ontem).

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.