Lagoa: A brincar (com as palavras) é que as crianças aprendem

ouvir notícia

.

“Brincar com as Palavras” é nome do projeto que a Câmara de Lagoa abraçou com sucesso em 2017, no pré-escolar, e que pretende alargar no próximo ano letivo ao 1º ano do 1º ciclo do ensino básico.

Segundo a autarquia, este programa de literacia familiar – que envolve não só as crianças e os educadores, mas também as famílias – é “uma resposta inovadora e diferenciadora” que pretende contribuir para o sucesso escolar dos alunos.

O projeto iniciou no ano passado no pré-escolar, com o objetivo de promover as competências pré-leitoras das crianças com cinco anos dos jardins de infância do concelho.

- Publicidade -

Para a implementação do “Brincar com as Palavras” foi criada uma equipa com técnicos das áreas da psicologia e da terapia da fala que, semanalmente, desenvolveram sessões de literacia com as crianças, com o objetivo de “melhorar o desenvolvimento das capacidades que facilitam a aquisição da leitura e da escrita, motivar para a aprendizagem e contribuir positivamente para o seu desempenho escolar”.

“Da análise de resultados efetuada ao impacto do projeto nas competências de literacia emergente nas crianças, tais como linguagem oral, consciência fonológica e concetualizações sobre a linguagem escrita, verificaram-se melhorias em todas as competências avaliadas, tendo os resultados mais significativos sido registados ao nível da consciência fonológica, com uma melhoria de 60% nos valores apresentados pelo grupo total das crianças do concelho”, realça a autarquia.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.