Lagoa assina acordo com IHRU para ter mais habitação no concelho

ouvir notícia

Lagoa assinou, recentemente, um acordo de cooperação com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito do Programa 1.º Direito, que permitirá ter mais habitação no concelho, através da construção de novas habitações, da aquisição para a reabilitação, do arrendamento para o subarrendamento e da reabilitação dos bairros sociais.

O acordo de cooperação celebrado entre Lagoa e o IHRU, que permitirá ao município colocar em prática a sua Estratégia Local de Habitação, define um montante global de investimento de mais de 13 milhões de euros, dos quais 11 milhões são financiamento a fundo perdido pelo IHRU.

O 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

- Publicidade -

Para além deste acordo celebrado, o executivo aprovou, na semana passada, dois projetos para a construção de habitação que trará ao concelho mais 43 habitações. Um dos projetos será executado na Rua Dr. Sebastião Trindade Pinto, em Lagoa, com a construção de sete fogos habitacionais. O outro projeto será executado no Bairro Social em Porches, com a construção de 36 fogos habitacionais.

O município de Lagoa prepara-se agora para se candidatar ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para executar estes dois projetos.

Para além do acordo de cooperação assinado com o IHRU e dos dois projetos aprovados, o município de Lagoa prepara-se ainda para adquirir o projeto para a construção de habitações, a custos controlados, também em Porches, junto da Urbanização do Ramalheiro, com a construção de mais de 50 fogos habitacionais, num terreno adquirido pelo atual executivo, no ano de 2021.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.