Lagoa conclui primeira obra com fundos do PRR

Um investimento na eficiência hídrica

ouvir notícia

O município de Lagoa terminou a primeira obra realizada com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num montante total de 600 mil euros, anunciou esta semana a autarquia.

Os fundos do PRR permitiram intervir no subsistema da zona de influência do ponto de entrega da Águas do Algarve – Reservatório de Alporchinhos.

A operação contemplou, como elemento estrutural, a substituição e renovação de condutas e a criação de 11 Zonas de Medição e Controlo (ZMC´s), essenciais ao processo de controlo da rede. Visou ainda “o reforço tecnológico do centro de comando existente, mediante a aquisição e instalação de hardware que aumentou a capacidade de armazenamento e fiabilidade da infraestrutura, bem como complementou o software existente, com um portal web para monitorização de caudais das ZMC previstas, com facilidades de diagnóstico de consumos excessivos ou problemas na rede de distribuição”, detalha a autarquia em comunicado.

- Publicidade -

O subsistema objeto de intervenção, o Reservatório de Alporchinhos, consiste numa zona piloto do estudo “Diminuição de Perdas de Água no Concelho de Lagoa”, com cerca de 74 quilómetros de extensão de rede e aproximadamente 2340 ramais.

“O conjunto de intervenções contempladas nesta empreitada contribuem para redução de ocorrências de falhas no abastecimento, redução do volume de água não faturada, redução do volume de perdas reais e aparentes de água, redução do volume de água importada pelo sistema e para a alteração da avaliação de qualidade de relevantes indicadores da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos”.

Segundo nota de imprensa, o município de Lagoa prepara já nova candidatura ao PRR para dar início à segunda fase da substituição/renovação de condutas e criação de ZMC´s que permitirá replicar pelo concelho a intervenção realizada na freguesia de Porches.

“A poupança de água é a nossa primeira prioridade e neste primeiro ano e meio deste mandato demonstramos que estamos muito empenhados em concretizar medidas que nos permitam reduzir as perdas de água. Há muito trabalho a fazer, mas a estratégia está definida e temos que aproveitar esta janela de oportunidade que é o PRR”, afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.