Legado de Fernando Silva Grade imortalizado no Parque Ribeirinho de Faro

ouvir notícia

A Tertúlia Farense inaugurou, na passada quinta-feira, dia 20 de julho, no Parque Ribeirinho de Faro, um memorial em homenagem a Fernando Silva Grade, artista plástico, biólogo, cidadão farense, defensor ativo do património ambiental e cultural algarvios, que faleceu inesperadamente em 2019, com 64 anos.

“Fernando Silva Grade, para além de ser um relevante artista plástico farense, foi um corajoso e acérrimo defensor do património ambiental e cultural algarvios. Defendeu, ao longo de toda a sua vida, o património ambiental e paisagístico, o património construído, o património cultural e identitário algarvios”, pode ler-se num comunicado enviado pela Tertúlia Farense .

O memorial e a sua localização foram inspirados “na sua personalidade, na sua vida e nas escolhas que fez, quer como artista, quer como cidadão”, prossegue a nota. O memorial está centrado num imponente bloco bruto de rocha calcária algarvia, com mais de 10 toneladas, enquadrado numa “moldura” em aço corten, da autoria de Amélia Santos.

- Publicidade -

O homenageado “pintava as formações rochosas algarvias, sendo um dos seus principais temas. E do local do memorial, junto ao Passeio do Parque Ribeirinho com o seu nome, podemos fruir e contemplar a natureza e o paraíso que é Ria Formosa”, sublinha a nota.

“A Tertúlia Farense pretende, com este memorial, influenciar e perpetuar, nos agentes políticos e sociedade civil, os valores subjacentes ao seu admirável trabalho de cidadania e de intervenção cívica ativa na defesa do património algarvio, com consequências práticas na verdadeira preservação e valorização do território algarvio”, termina.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.