Lentidão da justiça portuguesa preocupa comissão europeia

ouvir notícia

.

Viviane Reding critica lentidão da justiça e elogia opções económicas do governo português. E diz que Portugal precisava de Passos Coelho.

A lentidão do sistema judiciário português é uma das preocupações da Comissão Europeia e um dos domínios em que Bruxelas quer ver um aceleramento das reformas previstas no âmbito do programa de ajustamento negociado por Portugal com a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI)

A questão será abordada esta tarde por Viviane Reding, a comissária europeia responsável pela justiça, direitos fundamentais e cidadania, num discurso perante os alunos de direito da Universidade Lusíada, em Lisboa: “É preciso fazer mais na reforma do sistema judiciário. Os prazos para julgar um caso através dos tribunais e aplicar a decisão do juiz ainda são demasiado longos”, pode ler-se numa passagem do discurso a que o Expresso teve acesso.

- Publicidade -

O assunto será discutido diretamente entre a vice-presidente de Durão Barroso e a ministra da justiça, Paula Teixeira da Cruz, num dos vários encontros que terá ao longo do dia na capital portuguesa. Reding garante que a Comissão vai “prestar o apoio necessário” a Portugal neste domínio para “acelerar as reformas e torná-las irreversíveis”.

“Economia portuguesa estava esclerosada”

No discurso na universidade, a comissária luxemburguesa de Durão vai ainda elogiar Portugal por ter sido o primeiro país a ratificar o novo Tratado Orçamental: “Portugal mostrou a sua recusa em repetir os erros do passado. Esta foi a primeira declaração de independência dos mercados. Portugal está a preparar-se para a vida após a dívida”.

No atual mandato, Reding tem-se destacado por assumir posições políticas fortes, muitas vezes fora do âmbito do seu pelouro, como quando defendeu que o seu colega Olli Rehn assumisse a presidência do Eurogrupo. Antes, foi protagonista na guerra entre Bruxelas e Paris, ao contestar e agir formalmente contra a decisão de Nicolas Sarkozy de expulsar ciganos, que comparou às deportações nazis.

Perante os estudantes de direito da Lusíada, Reding vai defender o sucesso do programa de ajustamento que Portugal está a aplicar e prepara-se para deixar rasgados elogios ao governo de Passos Coelho: “Mesmo sem um tal programa as reformas eram necessárias. A economia portuguesa estava esclerosada. Precisava deste primeiro-ministro e deste governo para concretizar as reformas”.

Ao longo do dia de hoje, Viviane Reding manterá ainda reuniões com o primeiro-ministro, o ministro dos Negócios Estrangeiros, a presidente da Assembleia da República e com os membros de várias comissões parlamentares.

Daniel do Rosário (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.