Loulé celebra Dia do Município esta quinta-feira

ouvir notícia

Jovem distribui espigas na festa que aconte anualmente em Salir, concelho de Loulé

Esta quinta-feira, 14 de maio, Loulé assinala mais um Dia do Município. A visita a obras recentemente concluídas e a Festa da Espiga são as principais iniciativas promovidas pela câmara municipal.

Pelas 09h00, o executivo vai visitar a obra da EN 125-4 (entre Valados e a Goncinha), a via de ligação de Loulé ao Parque das Cidades, ao Aeroporto de Faro e à cidade de Faro. Os trabalhos passaram pela repavimentação de toda a via e a construção de quatro faixas até ao cruzamento para Santa Bárbara de Nexe, num total de intervenção de 3,5 km. O tratamento urbano, nomeadamente nos aglomerados da Goncinha e Alfarrobeira, através da implantação de passadeiras, iluminação pública e mobiliário urbano foram outros dos trabalhos levados a cabo e que tiveram por objetivo melhorar a imagem e a segurança da estrada.

Segue-se, pelas 09h30, a visita à Zona Histórica de Loulé onde foi levada a cabo uma profunda requalificação urbana. Esta intervenção teve em vista a regeneração de um tecido urbano envelhecido e, de certo modo, descaracterizado e abandonado. Pretendeu-se valorizar o património histórico aí existente, criando também zonas de estadia e lazer, remodelando as infraestruturas e melhorando as condições de circulação pedonal e rodoviária.

- Publicidade -

Às 09h50, na Praça da República, em frente aos Paços do Concelho, tem lugar uma homenagem aos militares naturais do concelho falecidos na Guerra do Ultramar. Segue-se, pelas 10h00, a cerimónia de hastear da Bandeira, com formatura dos Bombeiros Municipais de Loulé e atuação da Banda Filarmónica Artistas de Minerva. Às 10h15, está prevista a atuação do Rancho Folclórico Infantil de Loulé e Majoretes de Loulé.

À tarde, o Dia do Município celebra-se no interior do concelho, com a realização da Festa da Espiga, em Salir, a partir das 15h00.

O Município de Loulé é o mais extenso e populoso município algarvio, com 763,67 km² de área e mais de 70 000 habitantes, subdividido em nove freguesias.

Ao longo da história, o concelho de Loulé tem conhecido diversas mudanças e alterações, quer a nível económico, quer no âmbito social. A sua riqueza económica assenta essencialmente no turismo e é aqui que se encontram alguns dos mais importantes complexos turísticos da Europa, nomeadamente a Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura.

O Carnaval, o Festival MED, a Noite Branca e a Festa da Mãe Soberana, são alguns dos eventos culturais que fazem de Loulé um dos mais visitados municípios do nosso país.

Figuras ilustres também perpetuam a riqueza cultural deste concelho: Duarte Pacheco, José Mendes Cabeçadas e Cavaco Silva, na política, Maria Campina, na música, Lídia Jorge, na literatura, António Aleixo, na poesia, Laura Ayres, na medicina, entre muitos outros.

“O Município de Loulé é hoje geograficamente e economicamente o centro da região algarvia”, frisa a autarquia louletana.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.