Loulé procura reforçar laços económicos, sociais e culturais com a Roménia

A autarquia destaca o papel da associação DOINA, sedeada em Almancil

ouvir notícia

Ioana Bivolaru, embaixadora da Roménia em Portugal, foi recebida no dia 17 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé, pelo autarca local, Vítor Aleixo, e por representantes da diáspora romena no concelho de Loulé. As relações bilaterais entre os dois países estiveram em foco na reunião.

Nas palavras de Ioana Bivolaru, “há sempre lugar para melhorias e potencialidade de desenvolvimento”, apesar da “excelente relação de proximidade que existe, quer da parte da autarquia de Loulé pela forma como trata a comunidade migrante”, quer no acompanhamento da própria embaixada aos cidadãos.

Uma das áreas que a diplomata considera poder vir a ser “fundamental” nesta cooperação é o setor da economia, seja nos investimentos romenos em território nacional ou dos empresários portugueses na Roménia. “Não é um país muito próximo, mas pode ser uma opção para muitos que ali queiram investir. Temos recebido muitos interessados na nossa embaixada com vontade de instalar-se no nosso país e existem muitos empresários portugueses com vontade de colaborar com os romenos para concorrer a vários projetos”, explicou Ioana Bivolaru.

- Publicidade -

Além das questões da Língua, como parte do programa intergovernamental no ensino do Romeno, Ioana Bivolaru falou ainda da importância das ações consulares itinerantes, retomadas neste período pós-pandémico.

A par da existência de “bons empresários com atividades económicas de sucesso” no tecido empresarial fixado no concelho, na região e no país, Vítor Aleixo lembrou também os trabalhadores e muitos cidadãos romenos que enfrentam dificuldades.

Em comunicado, a autarquia destaca o papel da associação DOINA, sedeada em Almancil, “que tem sido determinante para a ligação entre as duas comunidades, quer no apoio à integração social, quer na preservação da cultura romena”.

Do ponto de vista cultural, além da presença no Jardim das Comunidades da obra “Voo”, da autoria do escultor romeno Ștefan Radu Crețu, o edil deixou uma nota para os artistas romenos que vêm do seu país para participarem em alguns eventos promovidos pela comunidade local.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.