Loulé promove semana da Água e das Florestas

ouvir notícia

No âmbito das comemorações da semana da Água e das Florestas, o município de Loulé realiza várias iniciativas de carácter ambiental, de 19 a 22 de março.

A semana iniciou-se com a receção da exposição Aliança pela Água, composta por peças do Projeto LIXARTE, que estará patente no Convento Espírito Santo, de 19 de março a 8 de abril. O LIXARTE teve início em 2021 e assume-se como “um projeto de ARTivismo pelo clima e pelos oceanos que transforma lixo (marinho) em arte”.

No âmbito do projeto “STOPenisetum”, apoiado pelo Fundo Ambiental – Aviso “Projetos de erradicação e controlo de espécies invasoras prioritárias”, decorreu na terça-feira, dia 19 de março, uma ação de formação técnica desenvolvida pela Associação Natureza Portugal, em associação com a WWF e com a colaboração da Câmara Municipal de Loulé. Esta iniciativa incidiu sobre a “problemática da utilização de espécies invasoras de Pennisetum como plantas ornamentais, a proibição da sua produção em viveiro, bem como o seu impacto na flora autóctone e habitats naturais”, informa em comunicado.

- Publicidade -

Apostar na arborização para “promover a descarbonização do território e contribuir para a sustentabilidade do Planeta” continua a ser a aposta da CM. A reflorestação é uma das medidas lançadas no Plano Municipal de Ação Climática de Loulé, o primeiro do país a ser aprovado.

Loulé promove semana da água e das florestas
DR: CM de Loulé

Na manhã de quinta-feira, dia 21 de março, com o intuito de assinalar o Dia Internacional das Florestas, o município irá distribuir gratuitamente à população cerca de 2500 plantas, de espécies arbóreas e aromáticas, na Cerca do Convento do Espírito Santo.

No mesmo dia, arranca mais uma edição da campanha “Uma Árvore dá Vida”, com o objetivo de tornar o concelho mais verde e de, até 2025, plantar milhares de árvores. A população poderá inscrever-se para participar nesta iniciativa de cidadania ambiental para plantar várias espécies nos seus terrenos, jardins ou quintais.

O Centro Ambiental irá desenvolver na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola, em parceria com Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), a atividade “Palavras Fotográficas”. Os jovens poderão explorar e conhecer ao pormenor as cores, cheiros e recantos desta área protegid”, bem como contactar e conhecer a importância do papel desempenhado pela Equipa Municipal Operacional de Proteção Civil.

Na sexta-feira, dia 22 de março, Dia Mundial da Água, o Centro Ambiental inicia a manhã com uma atividade na Ribeira do Cadoiço – “Há Vida no Fundo da Ribeira?”. Esta atividade dá a conhecer aos jovens a importância das ribeiras e da sua água para a vida de vários seres.

No auditório do Convento do Espírito Santo, em parceria com a APA/ARH Alg, irá terminar o Ciclo de Ações de Curta Duração, “ALIANÇA PELA ÁGUA – COOPERAÇÃO E CONECTIVIDADE” que decorre no âmbito do Plano Regional de Eficiência Hídrica para o Algarve e do Projeto “Eficiência Hídrica na Escola”. O principal objetivo deste Ciclo de AcD é mobilizar os cidadãos do Algarve e, de um modo particular, as comunidades escolares, bem como outros parceiros, para a necessidade de monitorizar o consumo da água e implementar boas práticas para o seu uso eficiente.

Todas estas iniciativas estão em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, ao destacar a importância da ação coletiva e consciencialização para uma melhor adaptação e mitigação dos impactos das alterações climáticas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.