Luís Barriga lança novo volume da coleção de Emiliano da Costa

Augusto Emiliano da Costa nasceu em Tavira a 3 de dezembro de 1884

ouvir notícia

O terceiro volume da coleção “Emiliano da Costa – Obra Poética – Rosairinha 1940”, de Luís Barriga, vai ser apresentado no sábado, dia 3 de dezembro, a partir das 16:00, na sede da Junta de Freguesia de Conceição e Estoi, anunciou a Arandis Editora.

Augusto Emiliano da Costa nasceu em Tavira a 3 de dezembro de 1884 e parte para Beja, onde vive a sua adolescência e frequenta o liceu. Mais tarde rumou a Coimbra, onde se formou em Medicina, em 1914.

Regressado ao Algarve, foi morar para Estoi, onde começou a exercer medicina na Rua da Igreja. Casa a 16 de março de 1915, aos trinta anos, com Isabel de Brito e vão morar para a Rua do Pé da Cruz.

- Publicidade -

Em 1919 é integrado no partido médico-cirúrgico com sede em Estoi e reforma-se em 1954. Adotando a aldeia de Estoi como sua, é lá que acaba por falecer em 1 de janeiro de 1968.

Emiliano da Costa faz parte das memórias de Luís Barriga, pois a casa do Poeta era paredes meias com a casa dos seus avós maternos.

Apesar de Emiliano da Costa ter falecido quando Luís Barriga ia fazer sete anos, lembra-se do poeta na sua cadeira de rodas.

Sob a orientação do professor Amílcar Quaresma, Luís Barriga leu e aprendeu a gostar de algumas poesias de Emiliano da Costa, tentando agora reaviver a memória do poeta, quase esquecido.

Esta apresentação está inserida na inauguração do Centro Interpretativo Emiliano da Costa, com o apoio da União de Freguesias de Conceição e Estoi, da Câmara Municipal de Tavira e da União de Freguesias de Tavira.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.