Mafioso que inspirou filme “Entre Inimigos” declarado culpado

ouvir notícia

.

James ‘Whitey’ Bulger, um dos mais famosos mafiosos dos EUA que esteve 16 anos fugitivo, foi considerado culpado de 11 de 19 homícidios de que era acusado e pode passar o resto da sua vida na prisão.

A justiça norte-americana declarou James ‘Whitey’ Bulger culpado de 11 homicídios. Aquele que é um dos mafiosos mais conhecidos dos EUA arrisca pena perpétua.

Ao fim de dois meses de julgamento, o júri do tribunal federal de Boston condenou ‘Whitey’ a 31 das 32 acusações a que respondia, entre elas assassinatos, tráfico de droga, extorsão e branqueamento de capitais.

- Publicidade -

Os doze jurados consideraram que a acusação só conseguiu provar a responsabilidade do chefe da máfia irlandesa em 11 dos 19 homicídios de que era acusado de ter cometido durante as decádas de 1970 e 80 quando liderava o temido gangue Winter Hill de Boston. O seu poder foi alimentado por polícias corruptos que pediam em troca informações contra a máfia italiana.

Bulger esteve durante 16 anos na lista dos mais procurados do FBI até ser preso em 2011, quando se encontrava com a namorada Catherine Greig num apartamento junto à praia em Santa Monica, na Califórnia. Hoje ouviu o veredicto sem expressar qualquer reação.

A sua história no mundo do crime organizado inspirou o filme ‘The Departed’ (“Entre Inimigos”) de Martin Scorsese, com Jack Nicholson no principal papel, e que arrecadou quatro óscares em 2006.

Aos 83 anos, James Bulger pode passar os últimos anos da vida na prisão. A sentença será lida no dia 13 de novembro.

Raquel Pinto (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.