Mais de 600 atletas disputam Europeu de Corta Mato

ouvir notícia

O município de Albufeira vai estar em foco, no próximo dia 12 de dezembro, com a realização do Europeu de Corta Mato, um evento internacional cuja organização escapava a Portugal desde 1997.

Considerada a maior prova de atletismo do ano, o campeonato europeu de corta mato conta com mais de 600 atletas de 34 países. “Trata-se de um evento de projeção mundial que vai juntar, em Albufeira, os melhores atletas europeus e já conta com o maior número de inscrições de sempre”, realçou o presidente da autarquia.

Segundo Desidério Silva, esta prova desportiva, que se realiza num período em que o turismo algarvio está “adormecido”, vai contribuir para “a promoção do concelho e da região além fronteiras”, bem como para “a dinamização do município na época baixa”.

- Publicidade -

O autarca destacou ainda que se trata de uma prova europeia “mas de caráter mundial”, salientando que o Europeu de Corta Mato, que se disputará na mundialmente famosa Pista das Açoteias, contará com transmissão televisiva para todo o velho continente e para outros países espalhados pelo mundo.

Ao lutar com outras importantes cidades europeias pela organização desta prova desportiva, o município algarvio pretendeu iniciar “uma grande operação de charme para valorizar Albufeira e, também, o Algarve” durante a época baixa do turismo.

“Milhares de pessoas relacionadas com a organização do evento estarão no concelho durante vários dias, e muitas outras virão à Pista das Açoteias. Isso terá um impacto económico positivo para a região”, frisou o autarca.

Atrair pessoas todo o ano

Para Albufeira, conhecida por ser uma cidade com ligação ao mar e ao turismo, esta prova internacional está a ser encarada como uma oportunidade para apresentar “uma cidade acolhedora, que, ao longo de todo o ano, tem ótimas condições para atrair pessoas”.

Nas palavras de Desidério Silva, este é mais um investimento (de 400 mil euros) realizado fora da época alta que irá contar com milhões de espetadores em todo o mundo, contribuindo assim para “consolidar Albufeira como um concelho de forte iniciativa a nível desportivo”.

O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, também já destacou a relevância da realização do Europeu de Corta Mato em Albufeira, frisando que constitui “um importante investimento para promoção da região e do país”.

Portugal corre atrás da vitória

A nível desportivo, o campeonato europeu de corta mato tem vários atrativos, desde logo o facto de a seleção nacional feminina ser a atual campeão da Europa – título revalidado em Dublin – e que este será um momento onde os nossos atletas competirão em “casa”, junto do seu público, para defenderem o título no Algarve.

Aliás, Portugal tem história na prova, logo desde a primeira edição (1994), cuja vitória masculina pertenceu a Paulo Guerra. O atleta português, que foi convidado para ser embaixador do evento em Albufeira, venceu mais três vezes (1995, 1999 e 2000).

Ao todo, os atletas nacionais conquistaram um total de 43 medalhas , 17 das quais de ouro, nos Europeus.

O campeonato europeu de corta mato irá decorrer a 12 de dezembro, na Pista de Cross das Açoteias, sendo que Albufeira sucede às cidades de Bruxelas (Bélgica) e Dublin (Irlanda) que organizaram a prova, respetivamente, em 2009 e 2010.

——————————————————————————————————-

PROGRAMA
11h00 – Cerimónia de Abertura
11h15 – Juniores Feminino
11h55 – Juniores Masculino
12h35 – Sub-23 Feminino
13h20 – Sub-23 Masculino
14h10 – Seniores Feminino
15h05 – Seniores Masculino

——————————————————————————————————-

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.