Manuel Godinho libertado amanhã, mas com limitações

ouvir notícia

Manuel Godinho, único preso preventivo do processo “Face Oculta”, será libertado amanhã da cadeia de Aveiro, mas com apertadas medidas de coação.

Manuel Godinho terá de apresentar-se diariamente no Posto da GNR de Esmoriz e não poderá ausentar-se desta cidade sem a autorização do juiz de instrução criminal.

O sucateiro de Ovar ficará proibido de deslocar-se para o estrangeiro e o seu passaporte encontra-se já depositado à ordem do Tribunal de Lisboa, não podendo Godinho contatar quaisquer arguidos ou testemunhas do processo, à excepção daqueles que são seus familiares.

- Publicidade -

Segundo o despacho do juiz Carlos Alexandre e ao qual o Expresso teve hoje acesso, foram aplicadas exatamente todas as medidas de coação solicitadas pelo Ministério Público na quinta-feira.

O Estabelecimento Prisional Regional de Aveiro já foi notificado para a libertação de Manuel Godinho amanhã, mas não se sabe a hora a que o principal arguido do processo “Face Oculta” deixará esta penitenciária.

Atingido prazo máximo de prisão preventiva

A libertação deve-se ao facto de atingir-se amanhã o prazo máximo de prisão preventiva, que é de 16 meses, sem estar concluída a instrução do processo, o que só está previsto para 14 de Março, aquando da leitura da sua decisão instrutória, quando o juiz Carlos Alexandre anunciar quem é que será submetido a julgamento e por que tipo de acusações.

Manuel Godinho debate-se entretanto com graves problemas de saúde a nível cardíaco e diabético, correndo ainda o risco de amputar uma perna, segundo referem os vários médicos que o têm acompanhado.

O empresário de Ovar é o único preso preventivo do caso judicial relacionado com os alegados esquemas de favorecimento visando a adjudicação de concursos junto de empresas públicas e envolvendo supostamente antigos governantes socialistas, como o ex-ministro Armando Vara e o ex-secretário de Estado José Penedos.

Godinho com graves problemas de saúde

Manuel Godinho, de 55 anos, preso preventivamente desde o dia 28 de Outubro de 2009, encontra-se com graves problemas de saúde, quer a nível diabéticos, quer em termos cardíacos, o que foi confirmado há uma semana, em Coimbra, por peritos do Instituto Nacional de Medicina Legal.

Segundo fontes ligadas ao processo, Manuel Godinho perdeu mais de dez quilos e será submetido entretanto a tratamento médico adequado em ambiente familiar.

O fim da prisão preventiva, com base nos seus problemas de saúde, tinha sido requerido já pelo advogado Artur Marques, que defende Manuel Godinho no “Face Oculta”.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.