Marinha salva 37 pessoas ao largo do Algarve

ouvir notícia

O alerta chegou ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa, ao final do dia desta quarta-feira, através de um navio mercante que navegava na área. De imediato, a Marinha destacou para o local a corveta António Enes e as lanchas de fiscalização rápida Pégaso e Sagitário.

Ao avistarem a corveta da Marinha, os homens “pediram auxílio”, acabando por ser recolhidos em águas internacionais, a 37 milhas náuticas a sul da costa algarvia, na faixa atlântica correspondente à zona entre Vila Real de Santo António e Tavira, precisou a mesma fonte.

De acordo com o Comandante da Zona Marítima do Sul, Fernando Rocha Pacheco, ainda não foi verificada a nacionalidade dos tripulantes, suspeitando-se que são marroquinos, o que será apurado após inquirições que serão conduzidas em terra pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que estará no local onde o navio atracará.

- Publicidade -

Segundo Fernando Rocha Pacheco, os homens “encontram-se bem de saúde”, havendo apenas um que “se queixa de dores num pé”.

Para já, a situação está a ser encarada pelas autoridades como uma “ação de salvamento” e só “diligências posteriores podem confirmar se são migrantes”, concluiu.

O navio da Marinha dirige-se agora para o Ponto de Apoio Naval de Portimão, onde se prevê que chegue durante esta tarde.

A costa algarvia tem recebido nos últimos dois anos vários desembarques ilegais de migrantes marroquinos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.