Marinha simula resposta a eventual derrame de hidrocarbonetos

ouvir notícia

.

O cenário criado esta manhã pela Autoridade Marítima, na foz do Rio Gilão (Tavira), pretendeu simular a resposta a um derrame acidental como resultado da colisão entre dois navios que navegavam em direções opostas.

No momento da ocorrência, com a maré enchente, uma das embarcações fica desgovernada, acabando por encalhar na enseada junto ao hotel Vila Galé Albacora e subsequentemente a derramar hidrocarbonetos (viscosidade média/baixa), espalhando-se em plena Ria Formosa.

Por forma a minimizar os danos ambientais, foram desenvolvidas ações de combate ao derrame em três pontos diferentes nas Quatro Águas (Tavira): uma no local onde encalhou a embarcação, outra numa zona localizada mais a Este, com rochas, e outra junto à estação de salva-vidas de Tavira, onde foi deflectida a mancha à deriva no Rio Gilão, por forma proteger uma zona de viveiros.

- Publicidade -

Este exercício, designado como “Gilão 2014”, foi conduzido pela Autoridade Marítima Regional, através do Departamento Marítimo do Sul.

​O exercício teve como objetivo “o treino, a preparação, organização e avaliação do desempenho das equipas de intervenção do Departamento Marítimo do Sul, da Capitania do Porto de Tavira e da Capitania do Porto de Vila Real de Santo António em resposta aos incidentes mais prováveis, bem como desenvolver sinergias com outras autoridades e entidades responsáveis pelo espaço afetado”, explicou a Autoridade Marítima.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.