MED é o festival ibérico que melhor promove o turismo, a lusofonia e a hispanidade

Com a mais recente distinção, são agora oito os Iberian Festival Awards conquistados pelo Festival MED desde o lançamento destes prémios

ouvir notícia

O Festival MED foi distinguido no dia 11 de março, no Grande Auditório do Fórum da Maia, na 7.ª edição dos Iberian Festival Awards, nas categorias de Melhor Promoção Turística da Península Ibérica e Melhor Festival Lusófono e Hispânico.

“Saímos desta gala felizes por, mais uma vez, fazermos parte do lote de eventos distinguidos nestes prémios. Os Iberian são, sem dúvida, um barómetro daquilo que de melhor é produzido em termos desta indústria dos festivais, seja ao nível dos artistas, organização, produção, parceiros, espaços, entre outros”, afirmou o diretor do evento e vereador do município de Loulé, Carlos Carmo.

Depois de, em 2018 e 2020, ter sido distinguido como o festival que mais promove o turismo no panorama nacional, desta vez o galardão teve um carácter mais abrangente uma vez que esta distinção premeia eventos de toda a Península Ibérica.

- Publicidade -

Enquadrado na programação cultural de uma região virada para o turismo, o Festival MED tem contribuído fortemente para atrair mais turistas ao Algarve e ao País. Cerca de 40% dos visitantes do evento são turistas estrangeiros, com destaque para os espanhóis, britânicos e franceses.

O evento louletano repetiu a proeza alcançada em 2020, ao vencer o prémio de Melhor Festival Lusófono e Hispânico nestes Iberian Festival Awards.

Com uma forte aposta na música nacional e também em projetos dos PALOP, a Língua Portuguesa voltou a estar em foco nesta edição do Festival MED, prosseguindo assim uma das suas missões: divulgar e valorizar uma vertente fundamental da Cultura.

Portugal, Brasil, Cabo Verde ou Angola juntaram-se ao leque das nacionalidades do cartaz, através de nomes como Aline Frazão, Mallu Magalhães, Johnny Hooker, Criatura, Viviane, RE:Imaginar Banda Monte Cara, entre outros.

Por outro lado, dada a proximidade geográfica com Espanha, também o Castelhano tem feito ao longo dos anos do alinhamento do MED, seja através de projetos espanhóis ou de artistas oriundos da América Latina, e a edição de 2022 não foi exceção. Exemplo disso foi a presença de Rodrigo Cuevas, Victor Zamora & Sexteto Cuba, Guetto Kumbé ou Eskorzo.

Com a mais recente distinção, são agora oito os Iberian Festival Awards conquistados pelo Festival MED desde o lançamento destes prémios.

Recorde-se que, de 29 de junho a 2 de julho, o MED está de volta à Zona Histórica de Loulé. Entre os nomes já confirmados estão Amadou & Mariam (Mali), Bia Ferreira (Brasil), Bulimundo (Cabo Verde), Horace Andy (Jamaica) ou os portugueses Sétima Legião e Pedro Mafama.

De referir que arranca esta segunda-feira, 13 de março, o período de pré-venda dos bilhetes para o MED’23. OS bilhetes podem ser adquiridos com uma redução do valor nas modalidades de Diário, Festival e Família. Os ingressos podem ser adquiridos no Cineteatro Louletano ou através da plataforma BOL (www.bol.pt).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.