Ministra da Coesão pressiona finalização de investimentos europeus na região

ouvir notícia

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, pressionou na terça-feira em Loulé, entidades públicas e privadas a finalizarem até ao fim do ano a execução do programa regional Algarve 2020.

No início de uma visita a vários projetos de investimentos que beneficiam de fundos europeus geridos na região pelo programa Algarve 2020, Ana Abrunhosa disse querer fazer “uma última pressão para que o Algarve 2020, o programa regional, se execute na plenitude”.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve já tinha alertado no início do mês que todos os pagamentos de faturas deste programa europeu têm de ser feitas “impreterivelmente” até dezembro.

- Publicidade -

De acordo com a ministra, a taxa de execução do Algarve 2020 está agora em “cerca de 90%”, mas há “urgência que todas as verbas dos fundos sejam aproveitadas” e que seja colocado “o máximo empenho” nesse objetivo.

“Queremos é que as obras que tínhamos planeado se façam até ao fim”, disse.

Ana Abrunhosa esteve na terça-feira no Algarve, numa visita que se prolonga até hoje, quarta-feira e abrange vários concelhos do sotavento para visitar projetos desenvolvidos com o apoio dos fundos europeus geridos na região, em curso ou em fase de conclusão.

A responsável governamental começou por se deslocar a Loulé para visitar investimentos de infraestrutura científica na área da saúde, promovidos pelo Algarve Biomedical Center (ABC), numa parceria entre a Universidade do Algarve (UAlg) e o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA).

Segundo um comunicado da CCDR Algarve, estas infraestruturas têm investimentos de 8,87 milhões de euros e visam a criação de um “centro de excelência de investigação”.

Ana Abrunhosa também visitou na terça-feira a ampliação e renovação de Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, num investimento total de 3,5 milhões de euros.

Esta quarta-feira, Ana Abrunhosa irá visitar, entre outros projetos, as infraestruturas e equipamentos de Saúde do CHUA, em Faro, que beneficia de um investimento total de 7,19 milhões de euros.

O programa operacional regional do Algarve (CRESC Algarve 2020) é um instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do Algarve, integrado no acordo de parceria Portugal 2020.

O programa dispõe de quase 319 milhões de euros de fundos enviados pela União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo Social Europeu (FSE) -, sendo 140 milhões destinados às empresas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.