Ministro da Saúde visita investimentos no concelho de Loulé

Manuel Pizarro inaugurou a Extensão de Saúde de Almancil

ouvir notícia

A agenda para o concelho de Loulé da iniciativa “Governo +Próximo”, que rumou nos dias 1 e 2 de março ao Algarve, teve como foco o setor da saúde. Esta quarta-feira, o ministro Manuel Pizarro realizou uma visita a alguns investimentos em curso no concelho. O governante inaugurou a Extensão de Saúde de Almancil e visitou as obras da nova Unidade de Saúde de Loulé.

Durante a manhã, o ministro da Saúde chegou ao local onde está a ser construída a nova sede regional do INEM, edifício que terá como vizinhos o Quartel de Bombeiros e o Heliporto Municipal. A obra encontra-se em fase de acabamentos, prevendo-se a sua inauguração para o mês de julho. São 1,8 milhões de euros de um investimento “numas instalações extraordinárias”, que incluirão um espaço para o CODU – Centro de Orientação de Doentes Urgentes, há alguns anos afastado da região, um Gabinete de Coordenação de Enfermagem, estruturas de formação, assim como um a área de logística e de operações.

Com 42 meios de emergência pré-hospitalar em permanência, número que pode chegar aos 52 nos períodos de maior necessidade, o Algarve é, segundo palavras de Manuel Pizarro, “uma região onde é difícil a planificação de recursos”. Isto porque além dos residentes, “uma gigantesca população que procura a região sobretudo para fins turísticos”, obriga a “um esforço grande de adaptação. “Não tenho nenhuma dúvida que a nova sede regional do INEM vai reforçar muito as nossas condições de operação no dia-a-dia e a atração dos profissionais que nos faltam para termos uma resposta ainda mais robusta”, considerou durante a visita à obra.

- Publicidade -

De seguida, Manuel Pizarro foi ver de perto o local onde se encontra instalado o helicóptero do INEM. O Heliporto Municipal está neste momento a ser ampliado, por forma a permitir que, futuramente, ali operem seis aeronaves. Estão destinados 2,6 milhões de euros para melhorar aquela infraestrutura fundamental na área da emergência médica e do socorro.

Da parte da tarde, a população de Almancil aguardava em peso o responsável governamental à porta da Extensão de Saúde para inaugurar o novo espaço requalificado. Um momento que – como notou o autarca Vítor Aleixo – trouxe à memória a inauguração da sede da Junta de Freguesia de Almancil, no ano de 2001, pelo então primeiro-ministro António Guterres.

Foi no 1.º piso daquele imóvel que durante anos funcionaram os serviços da Junta, enquanto que o piso térreo esteve desde sempre destinado à saúde. Agora, todo o edifício, localizado na Rua Manuel dos Santos Vaquinhas, passa a albergar a Extensão de Saúde de Almancil. Numa área total de 200 m2, a intervenção de ampliação das instalações da saúde contemplou a criação de uma sala de espera, de um balcão de atendimento e de oito gabinetes médicos.

Manuel Pizarro realçou a iniciativa da autarquia, que custeou a totalidade dos trabalhos, em perto de 300 mil euros.

No momento inaugural, o autarca de Loulé transmitiu ao ministro uma mensagem do responsável da unidade, o médico Diogo Dias, relativa ao pedido de “mais médicos e enfermeiros”. Em resposta, o responsável governamental garantiu: “Estaremos atentos a isso e daremos resposta, sem dúvida nenhuma”. Mas colocou a tónica também na necessidade de aumentar a formação de profissionais, nomeadamente com o reforço da Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve. “Em 2022, admitimos nos hospitais e centros de saúde do Algarve o maior número de sempre de jovens internos em formação, quer na geral, quer nas especialidades. O primeiro passo para os fixar é formá-los cá. Temos que criar mecanismos de atração”.

O périplo de Manuel Pizarro pelo concelho de Loulé teve ainda uma passagem pela obra da Unidade de Saúde de Loulé. Com um investimento público na ordem dos cinco milhões de euros, valor repartido pelo governo local (65%) e governo central (35%), terá várias respostas: a valência administrativa do ACES Central; a Unidade de Saúde Familiar “Lauroé” que, como recordou o presidente da Câmara, “funcionou durante anos em contentores”; a Unidade de Cuidados à Comunidade “Gentes de Loulé”; e um Centro de Saúde Universitário, em articulação com a UAlg, que será o primeiro do país.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.