Monchique apoia desempregados locais

ouvir notícia

O município de Monchique criou há um ano um Gabinete de Inserção Profissional (GIP). O objetivo é “apoiar os jovens e adultos desempregados” na procura de trabalho, em cooperação com o centro de emprego de Portimão. Segundo os últimos números, Monchique tem 226 desempregados.

O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Monchique está em funcionamento há cerca de um ano no município.

A missão deste gabinete é prestar “informação profissional para jovens e adultos desempregados”, apoiar a “procura ativa de emprego” e proceder ao “acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional”.

- Publicidade -

Mas ainda há mais… O GIP de Monchique também tem como objetivo captar “ofertas de entidades empregadoras”, divulgar “ofertas de emprego e atividades de colocação”, encaminhar os inscritos “para ofertas de qualificação” e realizar “controlo de apresentação periódica dos beneficiários das prestações de desemprego”.

Num concelho com 226 pessoas inscritas no centro de emprego (no final de novembro de 2010), o GIP tem assim como principal tarefa “apoiar os desempregados locais”, promovendo “o acesso ao emprego e qualificação profissional”.

Em Monchique, este gabinete funciona em estreita cooperação com o centro de emprego de Portimão, resultando de uma parceria entre a câmara municipal, a associação Vicentina e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Criação e manutenção de postos de trabalho

Para além de apoiar diretamente os desempregados locais, o GIP de Monchique divulga ainda junto das empresas as medidas de apoio que existem para a criação e manutenção de postos de trabalho.

O gabinete também é responsável pela divulgação de ofertas de emprego no concelho, que, infelizmente, não abundam em nenhum município algarvio. Ainda assim, o JA Magazine apurou que atualmente existem algumas ofertas, nomeadamente para o Intermarché de Monchique (estão abertas as candidaturas), bem como para rececionistas de spa, rececionistas de hotel e empregados de limpeza.

Mas como não existe trabalho para todos os desempregados, o Gabinete de Inserção Profissional de Monchique também tem ofertas de formação, homologadas e reconhecidas pelo IEFP.

Neste campo, existem diversas áreas de formação à escolha, tais como, “inglês”, “iniciação à informática”, “tecnologias da informação e comunicação”, “português para estrangeiros”, “formação para a inclusão”, “matemática para a vida”, “gestão de conflitos”, “resolução de problemas” e “ações de alfabetização”, entre outros.

Desta forma, o GIP de Monchique pretende apoiar tanto os jovens à procura do primeiro emprego, como os adultos em busca de novo emprego, ajudando todos a mudar o seu futuro!

O desemprego em Monchique

Os últimos dados do IEFP indicam que, no final de novembro, em Monchique, estavam inscritas 226 pessoas no centro de emprego.

Desse total, 126 são homens e 100 são mulheres, sendo que a maioria está desempregada há menos de um ano (159) e apenas 67 estão inscritos há mais tempo.

Os dados divulgados revelam ainda que a maioria dos desempregados em Monchique procura novo emprego (211), contra apenas 15 que procuram o seu primeiro emprego.

Em relação ao grupo etário, 109 das pessoas inscritas no centro de emprego têm entre 35 e 54 anos. Seguem-se as pessoas entre os 25 e 34 anos (49 desempregados), os mais idosos com 55 e mais anos (43 desempregados) e os jovens com menos de 25 anos (25 desempregados).

Em termos de nível de escolaridade, 69 dos desempregados do município serrano apresentam apenas o 1.º ciclo, 46 têm o secundário, 45 fizeram o 3.º ciclo e 40 o 2.º ciclo. Sem escolaridade existem ainda 13 pessoas, o mesmo número das que têm um curso superior mas também não encontram trabalho.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.