Monchique controla e protege colónias de gatos

ouvir notícia

.

Chama-se projeto CED – “Capturar – Esterilizar – Devolver” – e tem como grande objetivo controlar a reprodução de gatos no município de Monchique, em parceria com a associação “Animais de Rua”.

“É comum encontrar nas ruas diversas colónias de gatos. A crescente propagação das populações de felinos é uma realidade, que implica uma série de cuidados sendo, atualmente, um assunto de saúde pública”, realça a câmara municipal, que na semana passada devolveu um grupo de gatos no âmbito deste programa.

“O controlo das populações de felinos assilvestrados é uma ação necessária e que envolve vários cuidados, não só pelas entidades locais, como por parte da população em geral”, salienta a autarquia, frisando que o bem-estar das populações de gatos que se encontram abandonados na via pública “é uma preocupação do município”.

- Publicidade -

Até ao momento, esta iniciativa já resultou na captura, esterilização e devolução de 14 gatos, tendo o acompanhamento no terreno do presidente da câmara, Rui André.

Paralelamente, o município de Monchique vai levar a cabo uma campanha para sensibilização da comunidade sobre este assunto. As intervenções são efetuadas com o apoio da câmara municipal e de donativos de privados e serão feitas colónia a colónia.

“O bem-estar das populações felinas e o respetivo controlo de reprodução, o bem-estar da população e a limpeza e cuidado dos espaços públicos estão na base desta iniciativa”, sublinham os promotores.

A Câmara de Monchique adiantou ainda que, no decorrer da operação de devolução dos gatos esterilizados, foi encontrada uma gatinha que se encontra disponível para adoção. Os interessados devem contactar a autarquia.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.