Moody’s diz que acordo com a ‘troika’ é positivo para o ‘rating’

ouvir notícia

A Moody’s considera positivo para a notação de crédito o empréstimo de 78 mil milhões de euros acordado com a ‘troika’ da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

No seu Weekly Credit Report, hoje divulgado, a agência de notação financeira diz que o programa das instituições irá introduzir “disciplina externa adicional ao programa de reformas estruturais e à consolidação orçamental do país” e que irá aliviar Portugal das pressões de financiamento à luz do limitado acesso ao mercado que tem atualmente.

A agência de ‘rating’ espera ainda que o acordo coloque uma pressão significativa sobre Portugal para concretizar o programa de reformas estruturais, “incluindo medidas para aumentar a competição na economia e reduzir a carga fiscal sobre o trabalho de forma a aumentar o emprego”, medidas para flexibilizar a legislação laboral, a proteção laboral e assim mudar a orientação da economia para uma vocação mais exportadora.

- Publicidade -

“Tais medidas são necessárias se Portugal quer libertar-se do baixo crescimento económico. Uma economia em expansão tornará muito mais fácil para o Governo reduzir o défice e a dívida”, escreve o documento.

A agência diz ainda que, se as metas acordadas forem cumpridas, o empréstimo irá permitir a Portugal estar fora do mercado nos próximos três anos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.