Moradores alimentam animais de rua em Carvoeiro

ouvir notícia

.

Manter os gatos esterilizados em colónias onde os moradores podem alimentar os animais é o objetivo do projeto ‘Gatos de Rua’, que arrancou em Carvoeiro e vai ser alargado à cidade de Lagoa

Os moradores da vila do Carvoeiro, no concelho de Lagoa, já podem alimentar os animais de rua de forma mais segura e higiénica, com a recente inauguração do primeiro abrigo de madeira, na Rua do Farol.

Iniciado há cerca de seis meses e com cerca de 50 gatos já esterilizados, o projeto ‘Gato de Rua’ começa assim a dar os primeiros frutos. No local, além de uma placa a sensibilizar a população para dignificar o abrigo, já foram colocados comedouros para que os habitantes possam alimentar os gatos com as mínimas condições de higiene. Nos próximos dias, será ainda instalada uma vedação a delimitar aquela zona.

- Publicidade -

“Apelamos à população que mantenha os locais limpos, alimentando os gatos com comida apropriada e nos comedouros ali colocados para o efeito. Não queremos voltar a ter aquele local com caixas de papelão e de madeira, com pratos de plástico e com restos de comida espalhados pelo chão, onde, há um ano atrás, proliferavam pulgas”, explica Joaquim João, presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, frisando que, desta forma, “estamos a contribuir para melhorar as condições de saúde pública e defender os direitos dos animais”.

“Com a esterilização dos animais estamos a controlar a sua reprodução e com os abrigos procuramos fixá-los nessas zonas, onde eles sabem que têm alimento”, refere o autarca.

Projeto alargado à cidade de Lagoa

Inicialmente, o projeto era apenas para ser implementado em Carvoeiro mas posteriormente foi alargado à Sesmarias. Agora irá também avançar na cidade de Lagoa, na sequência de um levantamento das colónias existentes, que revelou um problema que atinge maiores dimensões comparativamente ao que se regista Carvoeiro.

Em Lagoa foram identificadas várias colónias, algumas de grandes dimensões, como aquela que se encontra junto à Escola de Trânsito com mais de 30 gatos.

A autarquia salienta que “os objetivos iniciais deste projeto mantêm-se” e garante que esta ação não pretende eliminar os animais, “até porque estes são muito importantes no controlo de roedores”.

Segundo a câmara, a ideia é assegurar o controlo da sua população, “limitando a reprodução e reduzindo o nascimento de ninhadas, o que garantirá aos felinos uma vida mais saudável e menos visível, transmitindo uma imagem mais positiva a quem visita Carvoeiro e Lagoa”.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.