Morreu um dos suspeitos de Boston

ouvir notícia

As autoridades norte-americanas detiveram um suspeito do atentado de segunda-feira em Boston, que entretanto morreu no hospital, e estão a perseguir outro na localidade de Watertown, a oeste daquela cidade.

A polícia garantiu inicialmente ter capturado “um terrorista”, suspeito de ter matado um polícia no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e acrescentou que havia “uma forte possibilidade” do incidente estar relacionado com o atentado no maratona.

Mais tarde, confirmou a ligação e anunciou que o suspeito estava morto. Durante a perseguição policial aos dois suspeitos, que roubaram um carro, houve um tiroteio que acabou por matar um dos indivíduos, que antes tinham atirado dispositivos explosivos contra as autoridades, de acordo com o que contou Ed Davis, comissário da polícia de Boston, hoje de manhã, em conferência de imprensa.

- Publicidade -

Continua a existir um forte cerco policial em Watertown, esta madrugada (manhã em Lisboa), depois de um tiroteio com a polícia, desancadeado inicialmente por um incidente pelas 22h30 locais (3h30 em Lisboa), no campus universitário do MIT, onde um polícia foi morto a tiro.

Suspeitos da Rússia?

Aos habitantes de Watertown as autoridades locais já pediram para que permanecessem em casa, enquanto os agentes estão a fazer uma busca intensa pelas ruas da localidade. Já de madrugada, houve casas a ser evacuadas e outras a receber telefonemas automáticos da polícia a aconselhar as pessoas a manterem-se afastadas das janelas.

As autoridades, que incluem no local agentes policiais e do FBI, criaram um perímetro de segurança na zona e estão a perseguir um segundo suspeito. De acordo com a agência de notícias AP, o suspeito será Dzhokhar A. Tsarnaev, de 19 anos, proveniente de uma região próxima da Tchechénia, na Rússia, mas esta informação ainda não foi confirmada oficialmente.

A AP acrescenta que o outro suspeito – Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, de acordo com o “The New York Times”, citando fonte policial – provém da mesma zona e ambos viviam legalmente nos EUA há cerca de um ano. A estação televisiva NBC acrescenta que os dois homens seriam irmãos.

Há relatos de explosões ouvidas no local, de acordo com testemunhas citadas pela AP e pelo “Boston Globe”, e já terão sido encontrados dispositivos explosivos e uma panela de pressão.

Médico confirma morte com “várias feridas de tiros”

Depois da confirmação da morte do suspeito do boné preto, foi realizada uma conferência de imprensa no hospital Beth Israel, em Boston, para onde o indivíduo foi levado após o tiroteio com a polícia, explicando os ferimentos.

“O indivíduo tinha vários ferimentos, no que acreditamos ter sido uma combinação de múltiplos tiros e estilhaços de uma explosão”, disse o médico Richard Wolfe aos jornalistas, não querendo confirmar a identidade do homem em questão.

Transportes públicos parados

Depois do cerco a Watertown e de terem aconselhado as pessoas da zona a não saírem de casa, as autoridades estenderam o conselho às localidades de Newton, Waltham, Bellamont, Cambridge, Austin e Brighton.

Juntamente com o governador de Massachusetts, Deval Patrick, as autoridades também anunciaram que os transportes públicos na área estarão parados por tempo indefinido e que as pessoas não devem aguardar a sua reabertura – devem ir para casa.

Enquanto a perseguição ao segundo suspeito decorrer, o trânsito na zona de Watertown também foi suspenso, acrescentou a polícia.

As instituições de ensino da universidade de Harvard University, MIT, universidade de Boston, Emerson College, e Boston College foram encerradas no dia de hoje.

 

Mariana Cabral

JA|RedeExpresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.