“Mr. Clement”

Nasceu, de origens humildes, em Loulé, evidenciando bem cedo as inclinações para a alfaiataria, de que se tornaria um dos nomes maiores da arte masculina da moda a nível mundial.

O «alfaiate dos Presidentes» faleceu, recentemente em Lisboa, após uma vida de êxitos, sobretudo na América Latina. O carismático alfaiate louletano era um acrisolado algarvio, amando até à exaustão a Região Mãe.

Álvaro Clemente, «Monsieur Clement» como era internacionalmente conhecido, bastante novo começou a trabalhar com a tesoura, a agulha e o dedal e abriu a sua oficina própria, seguindo-se com o seu espírito criativo e inovador alfaiatarias em Vila Real de Santo António e Faro. Daqui a sua ligação a esta cidade capital sulina e a razão de ser tema de «Crónica de Faro» e de lhe prestarmos a nossa merecida homenagem.

Seguindo a gesta louletana emigrou, em busca de uma vida melhor, para a Venezuela onde trepou ou degraus da fama pela sua arte e forma de estar na vida. Chegou à Casa Branca (Washington), onde foi alfaiate do assassinado Presidente John Fritzgerald Kennedy e passaram a usar os fatos com a assinatura «Mr. Clement» os Presidentes da América Latina (Porto Rico, Guatemala, Honduras, Equador, Venezuela, etc.) e as lojas «Clement» são uma referência na alta costura mundial.

Foi Presidente do semanário português ««A Voz da Comunidade» e Fundador/Presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Luso – Venezuelana e da Federação dos Empresários Portugueses, etc., etc..

Á sua diligente acção se ficou devendo a erecção do busto de Símon Bolívar na Avenida Liberdade, em Lisboa. A Câmara Municipal de Loulé deu o nome de Álvaro Clemente, em 1995, à praceta junto da sede da «Música Nova».

Morreu Mr. Clement, um louletano que prestigiou o Algarve e Portugal no Mundo. Ao «Alfaiate dos Presidentes», Álvaro Clemente, a nossa saudosa homenagem.

Deixe um comentário

Exclusivos

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.