Muita polémica na eliminação dos algarvios no Europeu Júnior de boxe

ouvir notícia

A arbitragem foi muito contestada pelo responsável da equipa nacional

Os algarvios André Sousa e Sérgio Pestana, do Arena de Faro, foram eliminados no Europeu de Juniores, em boxe, que decorre em Dublin (Irlanda), por Merkulovs Genadijs (Letónia) e Nathan Thorley (País de Gales), respectivamente.

Sérgio Pestana perdeu frente a um atleta com uma experiência marcadamente superior, no entanto, o jovem farense mostrou que ainda têm uma margem de progressão elevada, pois é o seu primeiro ano como júnior.

O responsável da comitiva nacional acabou por contestar a arbitragem do combate de André Sousa, bem como do que colocou frente a frente o terceiro pugilista português, Diogo Barbosa (de Aveiro), e o romeno Alberto Gheorghe (Roménia), que ditaria a eliminação do luso.

- Publicidade -

“O esforço destes jovens e de toda a equipa não merecia este final! Não estamos a trabalhar no mesmo pé de igualdade do que as outras nações aqui representadas”, lamentou o técnico Walter Pestana.

Aquele responsável conta que a comitiva nacional partiu para este campeonato sem apoios financeiros e institucionais: “Não temos qualquer apoio nem protecção da própria Federação Portuguesa de Boxe, nem mesmo um oficial ou seu representante que nos acompanhe e auxilie”.

Ainda em relação às polémicas arbitragens, Walter Pestana considera que “este tipo de acções podem destruir a carreira de qualquer atleta, pois é impossível fazer um jovem de 17 anos compreender que o seu projecto desportivo foi destruído pela negligência de profissionais da arbitragem e, principalmente, pelo não reconhecimento do seu próprio país”.

De acordo com o técnico, “não existe nenhuma selecção presente neste campeonato que não traga os seus próprios árbitros, oficiais ou delegados, médicos, massagistas…”

“Nós trazemos na bagagem o equipamento pago do nosso bolso, mas com a palavra Portugal gravada, cheios de coragem, paixão e orgulho, decididos a carregar o nosso país às costas! É com grande mágoa que assisti a estes resultados e mágoa ainda maior por não existir uma instituição nacional que ponha cobro a esta situação”, lamentou Walter Pestana.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.