Mundiais de Aquabike e Motonáutica agitam as águas do Arade

Os dois próximos fins de semana em Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 – vão atrair milhares de espetadores à zona ribeirinha de Portimão, para um autêntico festival aquático, que integra provas de grande espetacularidade, como o Mundial de Aquabike e o Campeonato do Mundo Formula 1 de Motonáutica.

Assim, de 10 a 12 de maio, Portimão recebe pela primeira vez o Grande Prémio de Portugal em Aquabike, prova do circuito mundial e etapa de estreia num calendário que, ao longo do ano, inclui ainda corridas na Itália, Índia, China e Emirados Árabes Unidos, sob a égide da União Internacional de Motonáutica (UIM).

Vão estar em prova dezenas de pilotos de motas de água de diversos países e escalões etários, masculinos e femininos, alguns dos quais campeões nacionais que entram em prova no dia 10, entre as 15h30 e as 18h00, em várias categorias.

No dia 11, as competições desenrolam-se das 15h00 às 17h30, sendo que um dos aliciantes deste ano será a prova noturna das 21h00 às 23h00, e que se desenrolará frente ao antigo cais e lota de Portimão. No domingo, dia 12, tudo se decidirá entre as 16h30 e as 17h30, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada para depois das 18h00.

Outro aliciante para os espetadores será o facto de o ‘paddock’ se encontrar aberto a visitas, o que permitirá um conhecimento mais próximo de máquinas, mecânicos e pilotos. Por sua vez, as crianças entre os 3 e os 9 anos terão a possibilidade de conduzir um mini jetski.

Elite da motonáutica no Algarve

Por outro lado, o Grande Prémio de Motonáutica de Portugal está de regresso, entre 17 e 19 de maio, ao anfiteatro natural do rio Arade, para mais uma corrida decidida até à última volta pelos melhores pilotos do circuito internacional, que aqui decidem o pódio de uma das mais mediáticas etapas do Campeonato do Mundo de Formula 1.

Rashed Al Qemzio, Alex Carella, Philippe Chiappe, Francesco Cantando, Sami Selio, ou as corajosas Marit Stromoy e Simone Schuft, são alguns dos dotados pilotos que vão agitar as águas do rio Arade, sempre com o ambicioso Duarte Benavente na busca da primeira vitória caseira, objetivo presente desde o primeiro ano em que o Grande Prémio de Motonáutica de Portugal/Campeonato do Mundo de Formula 1 se disputou na cidade, em 1999.

No dia 18, a primeira manga do Grande Prémio de Portugal de F4 em Motonáutica decorrerá entre as 13h55 e as 14h15, ao passo que no domingo, 19 de maio, o programa arranca às 14h40 com a segunda manga do GP de Portugal de F4 em Motonáutica. Quanto ao momento alto do dia, a volta de apresentação do GP de Portugal de F1 em Motonáutica tem início às 15h20, estando o tiro de partida agendado para as 15h30, com previsão do final da corrida cerca de uma hora depois. As cerimónias de entrega de troféus terão lugar às 16h40.

Adiconar comentário

Carregue aqui para comentar

Comentar

>
Tamanho da Fonte
Contraste