Mundial de Ralis volta ao Algarve com muitas novidades

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O francês Sébastien Loeb (Citroen), campeão do mundo nos últimos oito anos, chega ao Algarve como líder do mundial de ralis

O Rally de Portugal, quarta prova do World Rally Championship (WRC), campeonato do mundo de ralis, disputa-se a partir de quinta-feira e decorre até domingo. A “qualifying stage” disputa-se já esta quarta-feira

Domingos Viegas

A introdução de três classificativas noturnas, a disputa de duas especiais no concelho de Tavira e uma nova “power stage”, mais curta, são as principais novidades da 46.ª edição do Rally de Portugal, que vai “acelerar” nas estradas e caminhos da serra algarvia durante esta semana, de quinta-feira a domingo.

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Na quarta-feira, a partir das 10h40, a zona de Vale Judeu, no concelho de Loulé, recebe a chamada “qualifying stage”, que substitui o tradicional “shakedown” e servirá para definir a ordem de partida no primeiro dia da prova.

Na quinta-feira, as “máquinas” do Mundial de Ralis deslocam-se até Lisboa onde, mais uma vez, terá lugar a super especial que marca o arranque oficial do rali. Esta prova disputa-se a partir das 14h25 na Praça do Império, em Belém.

Refira-se que a edição deste ano do Rally de Portugal terá uma extensão total de 1.564 quilómetros e inclui 22 provas de classificação (uma em Lisboa e as restantes na região algarvia, com uma incursão pelo Baixo Alentejo) que totalizam 434,77 quilómetros.

Depois da super especial de Lisboa, e antes do regresso ao Estádio Algarve, onde voltará a estar instalado o centro nevrálgico da competição, os concorrentes disputam os referidos três troços cronometrados noturnos, na zona de Ourique: Gomes Aires, (10,19km e totalmente novo), Santa Clara (14,29km, mais curto do que nos anos anteriores) e Ourique (11,1km e metade totalmente novo). Por motivos de segurança relacionados com o facto de se disputarem à noite, estes três troços têm cerca de metade da distância dos restantes.

O segundo dia do rali, sexta-feira, ficará marcado pela realização de duas classificativas no concelho de Tavira, que estava fora do rali desde 2007, e também pelo regresso da especial de São Brás de Alportel, que não esteve incluída no rali do ano passado.

Assim, neste dia disputam-se as especiais de Tavira (25,01km, troço totalmente novo), Alcarias (25,15km, em que 70 por cento do percurso será novo) e São Brás de Alportel (16,18km, semelhante à versão anterior).

No sábado não haverá alterações em relação à última edição. Tal como em 2011, o terceiro dia do rali inclui as classificativas de Almodôvar (26,22km), Vascão (25,29km) e Loulé (22,57km).

A última grande novidade foi guardada para o último dia, domingo, 01 de abril, com a introdução de uma nova classificativa (Sambro), bastante mais curta do que as anteriores (terá apenas 5,08 quilómetros) e aproveitando parte do antigo troço de Santa Clara.

Esta classificativa representará também o denominado “power stage”, onde os pilotos que conseguirem os três melhores tempos obterão pontos extra para a classificação do Mundial de Ralis.

Este último dia inclui ainda duas passagens pelas classificativas de Silves (21,42km) e Santana da Serra (31,04km), ambas idênticas à edição do ano passado.

Loeb, para não variar, lidera mundial

O francês Sébastien Loeb (Citroen) chega ao Algarve na liderança do Mundial de Ralis, após três provas disputadas, depois dos triunfos nos ralis de Monte-Carlo, que abriu a temporada, e do México, realizado no início deste mês março. Pelo meio realizou-se o rali da Suécia, com vitória do finlandês Jari-Matti Latvala (Ford).

Loeb, campeão do mundo no últimos oito anos, tem 66 pontos, mais 16 que o seu companheiro de equipa na Citroen, o finlandês Mikko Hirvonen, que foi o segundo classificado nos ralis do México e da Suécia.

O público algarvio terá também a possibilidade de ver em ação Armindo Araújo (Mini), único piloto luso daquela competição mundial. Recorde-se que Araújo conseguiu pontuar nos ralis de Monte-Carlo e do México, ocupando a 11.ª posição do mundial, com sete pontos.

Além do WRC, o Rally de Portugal também pontuará para o SWRC (carros da categoria S2000), para o WRC FIA Academy (competição destinada a jovens valores) e para o Campeonato de Portugal de Ralis. A edição deste ano volta, também, a incluir o Open de Ralis, onde marcará presença o algarvio Ricardo Teodósio, vencedor em 2011.

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