Mundialito de Futebol reúne 4.000 crianças de 50 países em Vila Real Sto. António

ouvir notícia

O diretor regional do IPDJ, Luís Romão, os autarcas Luís Gomes e António Rodriguez Castillo, bem como a diretora da prova, Nilda Gutierrez, durante a conferência de imprensa de apresentação da edição deste ano

Vila Real de Santo António e Ayamonte voltam a receber, pelo oitavo ano consecutivo, o Mundialito de Futebol, entre os dias 12 e 20 de abril. Este, que é o maior torneio de futebol infantil do mundo, conta com a participação de 4.000 crianças de mais de 50 nacionalidades e cerca de 200 equipas que irão disputar perto de 750 jogos.

Durante a semana do evento, a taxa de ocupação hoteleira nos municípios de VRSA e Ayamonte atingirá os 100 por cento, contribuindo para a dinamização económica das duas cidades. Em termos globais, prevê-se que o retorno financeiro para a economia local atinja os 2 milhões de euros.

“No quadro do Algarve, este é seguramente o evento com maior número de atletas envolvidos e com maior repercussão em termos económicos, constituindo sempre um ponto alto para a hotelaria e restauração”, nota Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA.

- Publicidade -

A nível nacional e internacional, destaca-se a participação de alguns dos melhores clubes de futebol do Mundo. Benfica, Sporting, Porto, América do México, Sevilha, Barcelona, Valência, Atlético de Madrid, Juventus, Ajax, Chelsea, Arsenal, Bétis de Sevilha, Vasco da Gama, Flu Recreio (Brasil) e Aspire Sports Academy (Qatar) estão entre os nomes confirmados.

Pelo segundo ano consecutivo, a prova integra-se nas atividades da Eurocidade do Guadiana (Ayamonte – Castro Marim – Vila Real de Santo António), facto que, segundo o autarca de Ayamonte, Antonio J. Rodríguez Castillo, atesta “a importância e a dimensão ibérica do evento”.

Uma vez mais, os participantes terão à disposição uma carreira fluvial permanente entre VRSA e Ayamonte, permitindo a travessia do Guadiana e o acompanhamento quer dos jogos disputados nos campos do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, do Lusitano e do Beira-mar (Portugal), quer nos estádios Cidade de Ayamonte e Blas Infante (Espanha).

O Mundialito 2014 divide-se em quatro grupos: além das formações habituais (7/8 anos, 9/10 anos e 11/12 anos), volta a juntar-se a classe dos Querubins, destinada às crianças nascidas em 2008 (futebol de 6).

A festa dentro da festa

À festa do futebol, junta-se o “Mundialito Center”, um espaço de convívio entre desportistas, clubes e patrocinadores onde podem ser adquiridos produtos de “merchandise” e onde decorrem inúmeras atividades dirigidas aos visitantes.

Aqui está localizado o “Museu Mundialito”, local onde estão em exposição perto de 3 mil peças como camisolas e livros autografados pelos grandes nomes do futebol.

Também entre os dias 13 e 15 de abril, o Museu Mundialito irá acolher as duas taças conquistadas pela seleção de Espanha no Mundial de 2010 (África do Sul) e no Europeu 2012 (Polónia/Ucrânia).

Este ano, além da festa do futebol, a organização preparou o Mundialito Festival, evento que terá lugar nos dias 17, 18 e 19 de abril, no Pavilhão Multiusos de VRSA, e tem em cartaz nomes como “Smash”, “Overule” ou “Kura”.

Paralelamente, a organização irá realizar mais uma edição do Mundialito Color, no dia 19 de abril, às 10h00. Considerada a corrida mais divertida e colorida do mundo, o Mundialito Color irá percorrer as ruas de Monte Gordo, passando pelo magnífico cenário da Mata Nacional das Dunas Litorais.

Programa:

– Cerimónia de abertura: 13 de abril, 19h00, Complexo Desportivo de VRSA.
– Jogos: Diariamente nos campos de futebol de VRSA, Monte Gordo e Ayamonte.
– Finais e cerimónia de encerramento: 19 de abril, a partir das 14h30.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.