Município de Albufeira amplia rede de transportes

A partir de 1 de dezembro algumas linhas deixam de ser operadas no âmbito do VAMUS e passam a ser operadas no âmbito do GIRO

ouvir notícia

O município de Albufeira assinou, esta semana, um acordo com a Translagos no valor de 223 mil euros com vista a apoiar os utentes dos transportes públicos urbanos, correspondendo a cerca de 45% do valor dos passes de transporte.

A partir do próximo dia 1 de dezembro, Albufeira passa a ter uma nova rede de transportes urbanos de Albufeira, conhecidos por “Giro”, com uma frota de 23 viaturas totalmente elétricas, até final de 2023. Até ao momento, Albufeira possuía 10 viaturas a diesel, tendo atualmente a funcionar, a título experimental, cinco viaturas totalmente elétricas.

O Giro nasceu com três linhas em 2004, às quais foi somada uma nova linha em 2007. Em 2010, a rede passou para cinco linhas, servindo também a Estação de Ferreiras. A partir de dezembro deste ano, passarão a ser 11 linhas e 218 paragens de autocarro. “A rede alargou-se da Guia até às Açoteias, bem como ao Algarve Shopping, à Galé, à Malhada Velha, Fontainhas e Patroves”, salientou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que alertou desde já que “a nova concessão de transportes é dinâmica, não é estática e poderá ainda vir a alterar-se no futuro”.

- Publicidade -

Outra novidade prende-se com a possibilidade de cada utente levar a sua bicicleta em algumas linhas do novo transporte público e a nova informação ao público, ou seja, em cada paragem, quer seja dotada de totem ou abrigo, existirá informação de horários que permitirá saber o tempo de chegada exata de cada viatura ao local, com recurso ao QRCode.

A autarquia informa que os meios informáticos irão permitir recarregamentos e renovações de passes e bilhetes, bastando para o efeito aceder a www.vamusalgarve.pt/giro. Neste endereço, os interessados podem também obter todas as informações sobre linhas e o mapa da rede.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.