Museu de Portimão apresenta “José Tengarrinha – a outra face da moeda”

ouvir notícia

.

Foi inaugurada na passada terça-feira, no Museu de Portimão, a exposição “José Tengarrinha – a outra face da moeda”, no mesmo dia em que decorreu a sessão do lançamento do livro “Nova História da Imprensa Portuguesa das origens a 1865”, da autoria de José Manuel Tengarrinha.

Na origem e desenvolvimento desta iniciativa, dedicada ao antigo bancário, esteve desde a primeira hora a sua filha Margarida Tengarrinha, a que se juntou José Manuel Tengarrinha, seu filho.

Esta exposição dá-nos a conhecer o percurso biográfico e profissional de uma personalidade local, José Mendes Tengarrinha Júnior, que veio para Portimão em 1925 como correspondente do Banco de Portugal, assumindo mais tarde o papel de gerente quando a cidade passa a ter uma agência dessa instituição.

- Publicidade -

Nesta mostra destaca-se o seu lado artístico e uma faceta menos conhecida: a de fotógrafo e pintor, através da exposição de um conjunto de fotografias, mas sobretudo de pintura, onde o barlavento algarvio se encontra amplamente representado.

Já o livro “Nova História da Imprensa Portuguesa das origens a 1865”, da autoria de José Manuel Tengarrinha, filho de José Mendes Tengarrinha, trata a história de publicações periódicas, suas origens e desenvolvimento, desde os primeiros papéis informativos surgidos em Portugal no século XVI.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.