Museu de Portimão recebe espólio de mercearia centenária de Alvor

ouvir notícia

O património do Museu de Portimão acaba de ser reforçado com a doação do espólio da antiga mercearia “Bia Flóro”, que durante muito tempo funcionou em Alvor.

A decisão foi dos herdeiros de Maria dos Ramos Xavier e Joaquim João Xavier, antigos proprietários daquele estabelecimento histórico (do primeiro quartel do século XX), que doaram ao museu o mobiliário e um vasto conjunto de peças da antiga mercearia.

“Este património vem contribuir de forma significativa para o espólio etnográfico e para as coleções do museu, em particular no que toca a este tipo de comércio tradicional que ainda existia não há muitos anos no município de Portimão”, realça a autarquia em comunicado.

- Publicidade -

Estantes de mercearia, o balcão, medidoras manuais de azeite e petróleo, um pote de azeite, duas balanças, cinco medidas em metal, duas colheres de madeira com furos para azeitonas, nove pesos, 52 sacos de papel para venda de café e um carimbo da mercearia “Bia Flóro”, para além de notas e moedas da época, estão entre as muitas dezenas de objetos da coleção.

Entretanto, os responsáveis do Museu de Portimão mostram-se recetivos a receber mais peças históricas que possam ser recuperadas e divulgadas a toda a comunidade e aos milhares de visitantes.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.