Nem só de música vive o Festival F: Conheça o programa de atividades paralelas

ouvir notícia

O Festival F apresenta o seu programa de atividades complementares aos mais de 60 concertos agendados para os dias 7, 8 e 9 de setembro no Centro Histórico de Faro. Tertúlias, artes performativas e artesanato são algumas das propostas que completam os três dias da 8.ª edição do evento.

Tertúlias
À semelhança do que aconteceu em edições anteriores, as tertúlias terão um papel central no programa, levando o debate diariamente aos claustros da Sé. Um dos destaques da agenda vai para a temática da “Inteligência artificial na criação artística”, moderada pelo radialista Luís Oliveira, com a participação de Matilde Campilho, reconhecida escritora no panorama literário nacional, e de Rui Melo, ator, músico, encenador e – segundo o próprio – “um procrastinador militante”.

O cenário da imprensa e do jornalismo será outro dos protagonistas destas conversas informais, sob o tema “Onde está a notícia?”, que fica entregue a três jornalistas de diferentes meios de comunicação nacionais: Miguel Ribeiro (SIC), Mafalda Anjos (VISÃO) e Rita Marrafa de Carvalho (RTP).

Com o mundo da alta cozinha a agregar um número cada vez maior de seguidores em Portugal, “Cozinha é um ato de amor ou puro egoísmo?” é outra das temáticas presentes. A tertúlia conta com a participação de Vanessa Oliveira, apresentadora de televisão, e Rodrigo Meneses, concorrente do MasterChef Portugal na edição de 2011, com moderação de Nuno Miguel Dias, jornalista e gastrónomo.

Exposições, instalações artísticas, artes performativas e artesanato
A intervenção artística volta a dar cartas nesta edição e acontece um pouco por todo o recinto do festival, com a presença de nomes como Al-fanfare, Funkarmonica, Grupo Coral Ossonoba e o grupo de dança Urban Xpression.

O programa de residências artísticas “Emergente” leva à Fábrica da Cerveja vários artistas e estruturas que atuam na área do teatro, dança, circo contemporâneo e artes plásticas. Também neste espaço vão acontecer várias performances e serão apresentadas peças no âmbito do BoCA – Biennial of Contemporary Arts, que Faro acolhe pela segunda vez.

Os espaços do museu Municipal de Faro e na Galeria Trem acolhem a exposição “Natureza Paralela”, de Manuel Baptista, enquanto que na Galeria Arco vai estar exibida Faro “Outside the City”, de Eduardo Pinto.

A estas iniciativas junta-se o teatro infanto-juvenil VATe, a cargo da Companhia de Teatro do Algarve, com duas sessões diárias no auditório sob rodas situado junto ao Palco Sagres – Ria, e ainda o Artists & Fleas, um mercado alternativo aberto entre as 18h00 e a 01h00, que pretende reunir quem o visita através da arte.

Um espaço para os mais pequenos
Posicionado desde sempre como um evento para toda a família, o Festival F disponibiliza ainda um espaço dedicado aos mais pequenos: o Fagar Kids F, na zona do Palco Sagres – Ria. Aqui, as futuras gerações de festivaleiros são convidadas a experimentar as inúmeras atividades e experiências lúdico-pedagógicas, no âmbito da sustentabilidade ambiental.

Pôr do sol no Jamanta
As temperaturas podem ainda ser convidativas a experienciar o ‘Jamanta Sunset Lounge Catamaran’. Este barco com o conceito de bar flutuante tem o primeiro embarque marcado para as 16h00 na Marina de Olhão e chega a Faro às 17h30. A partir dessa hora, os detentores de bilhete para o festival podem embarcar via ‘shuttle’.

O Jamanta vai ficar ancorado próximo do Cais Comercial de Faro de forma a permitir que os participantes continuem na envolvência do evento, com uma experiência dinâmica até às 20h00 em plena Ria Formosa.

O Festival F é fruto do trabalho conjunto do município de Faro, da Sons em Trânsito, do Teatro das Figuras e da Ambifaro.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.