Noite Vermelha marca início da quadra natalícia em São Brás de Alportel

Os festejos têm início já este sábado, com a chegada do Pai Natal uma nova edição da Noite Vermelha

ouvir notícia

A Noite Vermelha, evento que marca a abertura do calendário natalício são-brasense, acontece  já este sábado, dia 2 de dezembro e convida a descobrir as irresistíveis promoções no comércio local, com porta aberta até ao final da noite, divulgou a autarquia.

No Largo de São Sebastião, coração da vila, aguarda-se a chegada do Pai Natal, no início da tarde, dando início a um programa de animação que se prolonga noite dentro, com artesanato e produtos locais.

Está a chegar o dia em que o comércio local se traja a rigor e abre as suas portas com tentadoras promoções e sugestões. E como é já habitual, em São Brás de Alportel, durante o Natal, quem compra no comércio local “arrisca-se” seriamente a ganhar vales de compras no comércio e no mercado.

- Publicidade -

A Festa de chegada do Pai Natal tem início pelas 15h00 e promete fazer as maravilhas dos mais pequenos. Pelas 17h00, o átrio do São Brás Cineteatro Jaime Pinto, inaugura a Mostra de Presépios Artesanais que conta com originais versões que artesãos locais prepararam no âmbito de um desafio lançado pelo município.

Pelo palco da Noite Vermelha, a partir das 17h30, passarão um largo conjunto de grupos, tais como São Brás Bailando, Urban Xpression e Clube do Museu. Um dos momentos mais aguardados será a primeira apresentação do novo Grupo Coral Infantil de São Brás de Alportel. Estará também em estreia o trio Tiago Botinas, Isaac Costa e Matilde Belchior, mais um projeto a nascer para dar a conhecer os jovens talentos locais. Os divertidos ‘Sniffy Marfads’ fecharão a noite com chave de ouro.

Concebida para dinamizar a economia local nesta quadra, a Noite Vermelha coloca na ribalta o comércio local e todas as suas propostas para os presentes de Natal. As compras realizadas nos estabelecimentos aderentes permitem que os clientes se habilitem a um prémio global de 500 euros para compras no Mercado Municipal. O sorteio “anda à roda” a 5 de dezembro, no Mercado Municipal.

Mas os prémios não se esgotam aqui… De 1 de dezembro até 6 de janeiro, ao comprar no comércio local e no Mercado Municipal está a habilitar-se ao sorteio semanal de 500 euros em vales de compras que pode usar no comércio local ou no Mercado Municipal.

Sabores, Sons, dança, saberes, convívio e presépios

Aberta que está a época natalícia são-brasense, o município preparou atividades de dinamização do Mercado Municipal que, além da sua dinâmica habitual, vai contar com a participação de doceiros/as na mostra “Sabores de Natal” assim como de artesãos que vão apresentar as suas propostas para presentes únicos e originais.

E porque o espírito natalício “anda de braço dado” com a solidariedade e a fraternidade, o Largo de São Sebastião acolhe o Mercadinho Solidário no domingo, dia 3, entre as 10h00 e as 17h00. Um evento em que várias associações locais e regionais participam e apresentam os seus trabalhos únicos como sugestão de presentes de Natal e, cujo palco vai ser animado com música e dança.

O Espaço Comunidade, antiga sede da Junta de Freguesia, vai ser o ponto de encontro de vários artesãos aos sábados de manhã no mês de dezembro e dão corpo a uma nova iniciativa da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel: a Feira de Natal.

No segundo fim de semana de dezembro, todos os caminhos vão dar à aldeia de Parises, que por estes dias se está a transformar em Aldeia Natal Verde. Uma iniciativa que está a envolver a comunidade e onde todos podem colaborar. De 8 a 10 de dezembro, a aldeia convida toda a família e os amigos. Para além do mercadinho da aldeia vai dinamizar várias oficinas de Natal e vai espalhar a magia do Natal através de sons, sabores e animação.

As ruas da vila de São Brás de Alportel vão estar mais animadas durante a manhã do dia 9 com a ajuda da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel que vai realizar o seu tradicional Desfile de Natal.

Com o frio a instalar-se, a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, convida a aquecer os pés com o Chá Dançante de Natal que vai decorrer no Ginásio do Pavilhão Municipal, a 10 de dezembro, a partir das 15h00.

Os alunos da Escola de Música da Associação Cultural Sambrasense apresentam a sua audição de Natal no Centro de Artes e Ofícios a 16 de dezembro, a partir das 16h00. Um evento que contará com as audições de acordeão e violino dos alunos da associação e do grupo aCordaFole – Orquestra de Acordeão e Violino e  que recebe ainda a Escola de Música da Casa do Povo da Conceição de Faro e a Escola de Música da Sociedade Artistas de Minerva.

Os sons de Natal entoam novamente a 17 de dezembro com o Concerto do Coro dos Amigos do Museu, que atua na Capela de São Romão, a partir das 18h00.

No dia de Natal, o Motoclube de São Brás de Alportel “Os Unidos da Estrada” voltam a dinamizar a sua festa de Natal em pleno Centro Histórico, junto à sede do clube.

A Rota dos Presépios também regressa a vários espaços do concelho. Este ano, a rota dá a conhecer aproximadamente de 30 presépios instalados na Santa Casa da Misericórdia, no Museu do Traje, na Quinta do Peral,  do Miradouro da Cabeça do Velho, no Centro Museológico do Alportel, na Biblioteca Municipal, no Centro de Convívio de Parises, no recreio do Jardim de Infância do Corotelo, no Quartel dos Bombeiros Voluntários, no átrio do São Brás Cineteatro Jaime Pinto e na Igreja Matriz.

Os Amigos da SãoBrazArte vão apresentar o Presépio ao Vivo na Biblioteca Municipal no dia 6 de janeiro, pelas 16h30.

Paragem absolutamente obrigatória no átrio do São Brás Cineteatro Jaime Pinto, onde estará patente o resultado do desafio que o município fez a artesãos locais para criarem presépios com diferentes técnicas, materiais e inspirações.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.