Nova ferramenta ajuda surfistas a escolher a onda certa

ouvir notícia

.

O Instituto Hidrográfico (IH) disponibiliza a partir desta semana, em parceria com a Federação Portuguesa de Surf (FPS), a previsão das condições para a prática do surf, em várias praias da costa portuguesa, em “Qual é a tua onda?” (www.hidrografico.pt).

Segundo os promotores, o projeto visa “apoiar o desenvolvimento desta atividade em Portugal, através da produção e divulgação das previsões detalhadas da agitação marítima que quebra nas nossas praias”.

“Esta informação torna-se ímpar no nosso país, uma vez que resulta da combinação de um conhecimento preciso da topografia litoral aliado à modelação detalhada do ciclo de vida da agitação marítima, validada por uma rede de observação em tempo real”, explicam os responsáveis.

- Publicidade -

Os produtos disponibilizados à escala das praias, agregam previsões espaciais da altura e período das ondas, assim como previsões da maré e do vento local. Estes parâmetros são depois utilizados na avaliação da qualidade das ondas para a prática deste desporto, descrito por um “índice de qualidade de surf”.

JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.