Novas notas de cinco euros podem aumentar casos de burla

ouvir notícia

.

A GNR não tem dúvidas de que a entrada em circulação de uma nova nota é uma oportunidade que os burlões vão querer aproveitar. Por isso, os militares estão a promover ações de sensibilização, junto da população idosa de todo o Algarve, para os alertar para eventuais burlas com a entrada em circulação, a 2 de maio, da nova nota de cinco euros.

Os militares da Guarda Nacional Republicana estão a realizar ações de sensibilização “para prevenir eventuais burlas” relacionadas com a entrada em circulação de uma nova nota de cinco euros, o que acontecerá no próximo dia 2 de maio.

Aquela força de segurança faz saber que, face à introdução da nova moeda, pretende “alertar os mais idosos que a entrada em circulação das novas notas de cinco euros poderá ser usada como pretexto para burlar” as pessoas de mais idade, esclarecendo, simultaneamente, que as notas atuais não vão sair de circulação.

- Publicidade -

Nesse âmbito, a GNR divulga, em comunicado, que as pessoas “não deverão, em caso algum, entregar quaisquer notas ou valores a indivíduos que se desloquem às suas residências, tentando enganá-los, fazendo-se passar por funcionários de determinadas instituições, alegando que as notas vão sair de circulação e que têm de proceder à sua recolha”.

Os militares da GNR aproveitaram a operação Censos Sénior 2013, que decorreu até ao final de fevereiro, para avisar os mais idosos que as atuais notas de cinco euros não vão sair de circulação, com a introdução da nova nota.

Já neste mês de março, os destacamentos territoriais vão continuar a promover ações de sensibilização dirigida a seniores sobre “prevenção de burlas”, como é o caso da GNR de Silves, que realizou ontem (13) esta ação, na junta de freguesia de São Bartolomeu de Messines.

Militares dão a conhecer a nova nota

Nestas ações, a GNR dá a conhecer a nova nota e as suas principais características, por forma a prevenir a população idosa em relação a eventuais burlas que possam surgir aquando da sua entrada em circulação.

“Refira-se que, relativamente às atuais notas de cinco euros, cuja entrada em circulação se deu a 1 de janeiro de 2002, esta segunda geração de notas, denominada por série ´Europa´, tem um reforço das medidas de segurança, incorporando novos e melhorados elementos que têm em conta os avanços tecnológicos em matéria de segurança no domínio da produção de notas”, adiantam as autoridades.

Ainda de acordo com a GNR, as principais alterações nesta nova nota prendem-se com a inserção, na marca de água e no holograma, do retrato de Europa (a figura mitológica grega que deu origem ao nome do nosso continente). Existe, também, um novo elemento de segurança que se destaca: o número esmeralda, o qual, dependendo do ângulo de observação, muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro, apresentando um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente.

Outra novidade é a existência de pequenas linhas impressas em relevo nas margens esquerda e direita da frente da nota, destinadas a facilitar a identificação das notas, especialmente por cegos e amblíopes. Os desenhos e as cores das novas notas manter-se-ão idênticos aos da primeira série.

Durante algum tempo, as notas da primeira série vão circular a par das notas segunda série sendo, de forma gradual, retiradas de circulação. As restantes notas terão, igualmente, novas sucessoras nesta segunda série e serão colocadas em circulação gradualmente ao longo de vários anos e por ordem ascendente, ou seja, após a de cinco euros, segue-se a de dez euros, depois a de vinte euros e assim sucessivamente até ser lançada a de 500 euros.

Com estas ações de sensibilização, a GNR espera reduzir o risco dos idosos de se tornarem vítimas deste tipo de crime.

NC/JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.