Novo espaço museológico recria salas de aula antes da Revolução

ouvir notícia

O município de São Brás de Alportel inaugurou, dia 10 de junho, um novo espaço museológico que vai fazer as maravilhas de todas as gerações e convidar os netos a visitar a escola de antigamente dos seus avós, comunicou a autarquia.

“Escola antes de Abril” é o nome do novo espaço museológico instalado no Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel, antigo Palácio Episcopal, que acolheu no início do século XX a primeira escola oficial, laica e gratuita da localidade, concretizando uma da defesas do republicano João Rosa Beatriz, fundador do concelho.

Trata-se de uma exposição permanente “que cria mais um ponto de interesse e visita no Centro Histórico de São Brás de Alportel e que enriquece a Rota da Memória de São Brás de Alportel”, afirma a autarquia em comunicado.

- Publicidade -

O espaço recria a antiga sala de aula do período anterior à Revolução do 25 de Abril de 1974 com peças do acervo patrimonial escolar colecionado pela professora Violantina Hilário ao longo da sua vida e agora doado à Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

“A minha vida foi sempre a adorar a escola”, confessa Violantina Hilário, que dirigiu até alguns anos atrás o agrupamento de escolas do concelho e explica que ao longo da sua vida foi guardando por estima e com apreço diversas peças e objetos relacionados com a escola. Sempre apaixonada pela educação e pela partilha de conhecimento, propôs à Câmara Municipal de São Brás de Alportel a criação daquela exposição para partilhar com todos a sua coleção.

A exposição de carácter permanente tem um espaço que apresentará uma exposição temporária, anual, com temáticas diversas da vida infantil.

No ano da abertura da “Escola antes de Abril” este recanto especial vai ser dedicado aos jogos tradicionais.

Inaugurado no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a 10 de junho deste ano, esta exposição “é uma oportunidade para momentos em família já que, nas palavras da professora Violantina Hilário vai permitir aos mais velhos recordar os seus tempos de escola e a sua infância e partilhar essas memórias e experiências com os mais novos que vivem uma realidade escolar diferente”, pode ler-se em comunicado.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.