Novos pastores de Alcoutim são… licenciados

ouvir notícia

.

Deixaram a confusão de Lisboa e, alguns, instalaram-se na terra natal dos seus pais. Têm formação superior, mas dedicam-se à criação de cabras no nordeste algarvio

.

Nuno Coelho, 41 anos, formado em Engenharia Alimentar, dedica actualmente os dias da sua vida a pastorear as cabras pelas terras de Corte de Seda, concelho de Alcoutim. É uma vida diferente, mas que escolheu depois de ter vivido em Lisboa, cidade onde cresceu e estudou.

Há três anos decidiu mudar de vida e regressar ao Algarve, às terras de origem dos seus pais, para fazer aquilo que quer: ser pastor e criador de um rebanho de cabras, em Alcoutim. É uma profissão que o enche de alegria. “Uma vez dei pela falta de uma cabra. No dia seguinte encontrei-a mas com um presente. Deu à luz duas cabrinhas”, conta.

Atualmente, está a fazer experiências “para melhorar a aptidão leiteira do rebanho”, constituído por uma centena de cabras algarvias. E pretende abrir a sua própria queijaria até ao final deste ano. “Mas, para abrir uma pequena unidade artesanal não basta produzir, ter uma marca ou um canal de distribuição. É preciso planear, reunir todas as peças do puzzle e fazer”, refere o pastor, visivelmente entusiasmado.

Mas Nuno Coelho não é caso único. Há uma nova geração de pastores que, em Alcoutim, dão esperança à economia local. Lina é outro exemplo de uma criadora de cabras que se instalou recentemente naquele concelho, deixando para trás o stresse da grande capital, Lisboa.

“Estou super feliz com a escolha, pois agora tenho mais tempo para mim e estou sempre em contacto com a natureza, no magnífico cenário do Baixo Guadiana. Seja a pastorear, seja a navegar no meu smartphone, seja a fazer fotografia de paisagem”, conta Lina.

Os novos pastores explicaram as suas experiências durante o passeio, que reuniu mais de duas dezenas de participantes com interesse na fotografia, integrado no Festival de Caminhadas de Alcoutim, um evento promovido pela câmara municipal que está a dinamizar a economia local, ao mesmo tempo que promove o potencial do concelho para o turismo de natureza.

O acompanhamento do passeio fotográfico “Manhã com o Pastor” esteve a cargo de Paulo Corte Real, um dos formadores da Associação Livre de Fotógrafos do Algarve (ALFA), uma organização sem fins lucrativos que organiza regularmente formações em fotografia, passeios e exposições. Refira-se que no último sábado, uma semana depois da atividade de Alcoutim, a ALFA organizou mais um passeio guiado, desta vez a uma unidade artesanal de produção de enchidos e presuntos, em Monchique.

Este passeio com os pastores foi uma das caminhadas que a organização do festival decidu repetir este ano, devido ao sucesso que teve no ano passado. Cerca de 25 participantes acompanharam o pastor com as suas cabras pelos campos e tiveram ainda a oportunidade de provar uma merenda com produtos gastronómicos locais, com destaque para os queijos de cabra frescos.

- Publicidade -

.

.

.

.

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Lagoa organiza torneio internacional de andebol

O Torneio Internacional de Lagoa vai realizar-se entre os dias 9 e 11 de...

Philosophy Spring Festival está de regresso a Portimão

Durante o mês de maio, o Clube dos Filósofos Vivos da Escola Secundária Manuel...

Tavira promove exposição sobre o papel da União Europeia no município

Estará patente, de hoje a 15 de maio, na Galeria André Pilarte, em Tavira,...

PCP “não podia deixar” de apoiar fim das portagens, mas aponta “hipocrisia” do PS

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, considerou na quinta-feira que o seu partido apoiou,...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.