O ano do tão esperado regresso à normalidade

ouvir notícia

Janeiro
-Já antes da pandemia os recursos do SNS eram escassos e a capacidade de resposta das unidades de saúde da região era insuficiente. Agora, neste últimos dois anos de crise sanitária global, há pessoas que foram, estão a ser, deixadas para trás. Dizem-nos que o seu direito à saúde foi abalroado pelo vírus. O JA ouviu o testemunho daqueles que se sentem esquecidos pelo SNS e procurou encontrar respostas junto de agentes e responsáveis pela saúde no Algarve.
– A Presidente do CHUA, Ana Vargues Gomes, em entrevista exclusiva ao JA diz que “os profissionais de saúde não querem palminhas, querem respeito”.
– Ano de 2021 foi “o melhor de sempre” na execução de fundos europeus.
– Região contrata desempregados para ajudar no turismo religioso.
– Primeiro bebé algarvio do ano é filho de mãe imigrante.
– Quem são, o que pensam e a que se comprometem os primeiros candidatos de cada lista à eleições do da 30 de janeiro. O JA questionou os cabeças de lista dos principais partidos concorrentes. À cabeça das preocupações de todos, por unanimidade, está a saúde na região. Mas questões como a mobilidade, a água e a habitação também ocupam os lugares cimeiros. Quisemos também saber quais os compromissos de cada um deles perante os seus eleitores. E nem faltou a clássica pergunta da regionalização, agora que o assunto promete voltar a ficar na agenda política.
– Ambientalistas travam uso de glifosato na ribeira de Aljezur.
– Rosa Palma, autarca de Silves e vice-presidente da AMAL em entrevista exlusiva ao JA diz que “temos uma boa gestão e a população reconhece isso”.
– A população do Cerro do Leiria, freguesia de Santa Catarina, Tavira, está revoltada com a prevista construção de uma central solar no local, com 180 hectares, a mando da Iberdrola. Queixam-se de que a obra implica a destruição do riquíssimo coberto vegetal da zona, com centenas de espécies autóctones de flora e fauna. Que afetará parte do Corredor Ecológico do Algarve. E que vai prejudicar a infiltração de água no aquífero que ali corre, um dos mais ricos da região. Os ambientalistas apoiam os residentes. A Iberdrola opta pelo silêncio.
– Hélder Martins põe fim a “reinado” de 26 anos de Elidérico Viegas na AHETA.
– Morreu Gastão Nunes, jornalista da Renascença há 22 anos.

Um pouco por toda a região decorreram manifestações de apoio para com a Ucrânia

Fevereiro
– Quase 40% dos votos para os socialistas reforçam ‘tapete rosa’ no distrito.
– Os estabelecimentos de comércio local e tradicional mais antigos das mais emblemáticas ruas algarvias estão pela hora da morte, na opinião da maior parte dos empresários: o aparecimento dos centros comerciais e o estacionamento pago vieram esvaziar ruas e fechar lojas. É o caso das ruas Vasco da Gama (Portimão), 5 de Outubro (Loulé) e Santo António (Faro), lugares difíceis, onde negócios mais antigos lutam diariamente para manter as portas abertas, com dificuldades acrescidas como o estacionamento pago e as facilidades de um centro comercial. A contrastar, em VRSA, a azafamada rua Teófilo Braga apenas sofre com o estacionamento pago.
– Casas para morar no Algarve são as mais caras do País.
– Tal como acontece em todo o País, no Algarve não chove há meses, as barragens são um ralo gigante a céu aberto e desse céu quase sempre ensolarado não cai gota que se veja. Na adivinha de dias ainda mais difíceis, já há planos de contingência a caminho, fala-se até em não semear para não haver ainda mais prejuízo. O JA foi medir o pulso à seca na região e faz o diagnóstico da falta de água. Nos campos e nas barragens.
– Hélder Martins, presidente da AHETA, em entrevista ao JA, diz que “teremos que abrir portas à imigração”.
– Música e poesia na homenagem de Susana Travassos ao seu pai, Fernando Reis, em Loulé.
– Morreu Beatriz Cabrita, ex-presidente do Hospital de Faro.
– Crianças e jovens gritam em silêncio. Foram eles os mais afetados pela pandemia. O isolamento social, a instabilidade e a imprevisibilidade dos tempos, o aumento da violência familiar e o excesso de horas em frente aos ecrãs agravaram as vulnerabilidades dos jovens. Quisemos retratar esta realidade a nível regional e fomos investigar.
– Algarve vai consumir água do mar. A estrutura a construir no âmbito da “bazuca” europeia implica um investimento de 45 milhões de euros e deverá distribuir, em 2025, um volume de 8 milhões de metros cúbicos de água para consumo humano, mais de 10% do consumo anual na região.
– Há bebés algarvios a nascer fora do distrito.
– Rute Silva, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, em entrevista ao JA, diz que “os hotéis de cinco estrelas podem ser turismo de natureza”.
– UAlg na lista das melhores universidades do mundo.
– Só dois campos de golfe usam água das ETAR, o resto recorre a aquíferos.
– Evenepoel vence Volta ao Algarve.

Fernando Reis homenageado pela filha, Susana Travassos em Loulé

Março
– Centro de Reprodução de Silves já libertou cerca de cem linces.
– O dilema dos ucranianos residentes no Algarve: entre trazer a família e regressar para combater.
– Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, em entrevista ao JA, discorre sobre as últimas eleições autárquicas e fala dos projetos para os próximos quatro anos. A habitação, os planos para a Ilha de Tavira, as igrejas de porta fechadas e os assuntos polémicos do CEAT e dos painéis fotovoltaicos no Cerro do Leiria foram alguns dos temas abordados.
– Andaluzia pressiona Madrid para ligar ferrovia até ao Algarve.
– Algarve recebe 20% dos ucranianos que chegam a Portugal. Pelo menos 1200 ucranianos fugidos da guerra já entraram na região, segundo disse ao JA fonte do SEF.
– Faro perde corrida à Capital Europeia da Cultura mas CCDR não desiste do setor.
– O presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, garantiu na BTL que falta de trabalhadores é o maior problema do turismo algarvio. O presidente da RTA garantiu que a falta de recursos humanos tem, atualmente, efeitos mais negativos na atividade turística do que a pandemia e a guerra na Ucrânia juntas. E que esse é o verdadeiro “nó górdio” do Turismo da região, que está carente de mão-de-obra estrangeira.
– Poeta farense Gastão Cruz morre aos 80 anos
– JORNAL do ALGARVE celebra 65 anos de um jornalismo de causas. Um site renovado é a fórmula encontrada por este vosso jornal para assinalar os 65 anos de existência. Mais novidades estão a caminho. Um periódico que nasceu a 30 de março de 1957, precisamente 23 dias depois de terem começado as emissões regulares da RTP, na Feira Popular de Lisboa. Um jornal que mudou o Algarve.
– A investigadora escocesa do CCMAR, Deborah Power, de 61 anos, residente no Algarve há 32 anos, foi eleita membro correspondente estrangeiro da Academia Real de Ciências e Artes de Barcelona e disse em entrevista ao JA que “fazer ciência aqui é ter um livro em branco para escrever o que se quiser”.
– A fazer fé na fiabilidade universal da pequena auscultação feita pelo JA, uma maioria confortável dos algarvios e residentes discorda da decisão de António Costa não ter incluído um único algarvio no Governo. Mas também há muitos para quem ter um ou mais algarvios não significa ter melhores políticos. Pelo contrário, clamam alguns entrevistados, que logo evocam dois ou três ex-governantes que pouco ou nada fizeram pela região. Há até quem sugira que, após seis anos consecutivos de filhos dos algarves nos ministérios, talvez não seja má ideia descansar de tanto Algarve e fazer o teste. Afinal, a geografia “sulista” do berço conta ou não para a setentrionalidade das opções políticas? Há quem deixe a pergunta no ar. A resposta segue ao longo dos próximos quatro anos.

Abril
– Artes Visuais, o curso “esquecido”. Os alunos de Artes Visuais da UAlg sofreram com as chuvas. Devido às más condições dos seus espaços de estudo, a água destruiu maior parte dos seus trabalhos. Ao JA, os atuais e antigos alunos relatam que sempre se sentiram “esquecidos” e inferiores a outros cursos e reclamam por melhores condições. Para inaugurar um novo edifício de sete milhões, o curso foi “expulso” e confina-se agora a quatro pequenas salas.
– A presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, em entrevista exclusiva ao JA, disse que “há quatro anos consecutivos que os saldos transitados são superiores a 20 milhões”.
– Morreu o histórico socialista Joaquim Vairinhos, ex-eurodeputado e antigo presidente da Câmara Municipal de Loulé.
– Fernando Cabrita representa Portugal no Festival Mundial de Poesia Contemporânea.
Algarve incluído em programa nacional de apoio a teatros e cineteatros.
– A quase totalidade dos presidentes de Câmara do Algarve concorda com a transferência de competências do poder central para os municípios e juntas de freguesia, embora uma parte não desprezível considere que essa transferência não está, em alguns casos, a ser acompanhada do devido envelope financeiro, em quantidade suficiente
– Daqui a três anos será lançado um novo sistema pioneiro na região para aproveitamento de água, provenientes de três fontes distintas. Por enquanto, o Algarve sofre e prevê mais um verão com seca, enquanto Alcoutim sonha com mais uma barragem na Foupana.
– Limitações ao Alojamento Local em habitações permanentes pode aumentar “camas paralelas”.

Maio
– Captações no Guadiana geram desacordo. Para o especialista de água da Associação Natureza Portugal, Afonso do Ó, a captação de água do rio Guadiana, na zona do Pomarão, para a barragem de Odeleite é uma opção “inviável”. Mas, em declarações ao JA, o engenheiro hidráulico Carmona Rodrigues, o “pai” da ideia da extração de água, continua a defender a sua “menina” e jura que, que se houvesse mesmo impactos negativos, eles “já eram conhecidos”.
– Dona Ana fora da lista das 86 praias com Bandeira Azul.
– Silves tem novo complexo de treino e recuperação de lince-ibérico.
– Empresa quer explorar ouro e prata no nordeste algarvio, mas Alcoutim e Castro Marim divergem sobre exploração de minério.
– O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, disse em entrevista ao JA que a preocupação é recuperar o concelho.
– Residentes franceses e italianos crescem quase mil por cento em 12 anos. Os italianos têm sido, ao longo dos anos, o povo que mais tem crescido na procura da região para viver com base na paixão pelo país e no prazer de vida, aproveitando os benefícios fiscais e a qualidade de vida que o país lhes oferece. Seguem-se-lhes os franceses. Por outro lado, também os jovens de ambos os países procuram cada vez mais.
– CHUA vai ter unidade especializada para transexuais.
– O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, disse em entrevista exclusiva ao JA que “tocámos todas as teclas de uma música complicada”. Destacou a importância que o concelho tem para a região e as suas iniciativas pioneiras no País, neste que é o seu terceiro e último mandato.
l Dia da Marinha trouxe ministra e Almirante das vacinas a Faro.

Junho
– Neto Gomes lança livro sobre Casa da Primeira Infância de Loulé.
– Vidas perdidas, acidentes diários, troços completamente esburacados, bermas em situação lastimável… Este é o cenário em que se encontra o troço da Estrada Nacional 125 entre Olhão e Vila Real de Santo António. O Algarve espera uma decisão do Tribunal Constitucional desde 2019, naquele que é um dos atuais grandes enredos jurídicos do País. As obras no referido troço nunca começaram, mas já se paga a fatura. Tudo graças a um litígio que se prolonga no tempo entre o concessionário e o Estado.
– Moncarapachense faz história no futebol algarvio ao tornar-se na primeira equipa da região a participar na Liga 3.
– Caminho de Santiago começou no Algarve e segue pelo mar.
– Demolição dos antigos estúdios da RTP em Faro gera protestos.
– Falta de dinheiro atrasa obras na ponte da Praia de Faro.
– Pegadas de dinossauro em Salema desprotegidas e sem legendas.
– Porto de Abrigo salvou mais de 500 animais em duas décadas. Com uma área de atuação no litoral que vai do rio Mira até à foz do Guadiana, o Porto de Abrigo do Algarve dedica-se ao salvamento de animais marinhos. Segundo os seus dirigentes, terão sido salvos, sobretudo mamíferos e répteis.
– Imprensa regional algarvia definhou nos últimos 40 anos: mais de meia centena de títulos enterrados em “vala comum”.
– Ventiladores causam guerra entre CHUA e ABC.
– O presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, disse em entrevista exclusiva ao JA que está “a fazer um trabalho notável”.
– Simpósio do JA, “O Papel da Imprensa na Defesa da Democracia” foi um êxito em Vila Real de Santo António.
– Intercidades direto de VRSA a Lisboa chega em 2024.
– Aeroporto de Faro já se chama Gago Coutinho.
– Reposição de areias está a conseguir travar recuo da costa.

Alguns dos participantes do simpósio comemorativo dos 65 anos do Jornal do Algarve

Julho
– A quase totalidade das ostras algarvias nascem em laboratórios franceses, apanham o camião para Portugal, depois crescem na ria Formosa ou de Alvor durante um período que pode chegar a dois anos e retornam a terras francesas.
– RTA procura trabalhadores em Marrocos e Cabo Verde.
– Vilarrealense Xavi Fernandes reforça Belenenses.
– Novo Cineteatro António Pinheiro em Tavira envolvo em polémica. O projeto arrancou em 2018, mas muitos têm sido os entraves (e as polémicas) que têm adiado a reabertura das portas do Cineteatro António Pinheiro. O JA falou com a presidente da autarquia e responsável pelos projetos e obras municipais, Ana Paula Martins, que fez um ponto de situação acerca do estado atual da obra que leva cerca de três anos de atraso. A conclusão da obra, que divide os tavirenses quanto à estética e localização do projeto em plena zona histórica, está prevista para o final do ano.
– Em entrevista exclusiva ao JA, uma das caras do Motoclube e da Concentração de Faro, que celebra 40 anos, Zé Amaro, disse que querem se seja levada “uma boa imagem da concentração e de Faro”.
– O presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, disse em entrevista exclusiva ao JA que “podemos ser a região-piloto da regionalização”.
– Incêndio de Faro que alastrou até Quarteira causa prejuízos econõmicos e naturais “incalculáveis”.
– Piscinas municipais algarvias obrigadas a encerrar devido à seca.
– Lixeira em combustão esteve a “envenenar as pessoas” em Faro. O incêndio na lixeira de Vale da Venda (Loulé) deflagrou no dia 14 de julho, mas a coluna de fumo tóxico parece não dar tréguas e o cheiro a queimado estende-se desde Faro até Almancil. Perto estão dezenas de habitações, o Hospital das Gambelas, a Universidade do Algarve e a Praia de Faro. Os moradores queixam-se da falta de soluções para travar um problema “que não é de agora”, a empresa responsável pelo espaço recusa falar e as entidades oficiais passam a ‘batata quente’ entre si perante um caso de saúde pública e de emergência ambiental ameaçando, também, o estatuto de uma das cidades europeias com a melhor qualidade do ar. O JA foi investigar o que se está a passar em Vale da Venda.
– A distribuição de correios, por parte dos CTT, continua com problemas, tendo havido atrasos nas últimas semanas registados em Tavira e Algoz, confirmados pela empresa e por assinantes e leitores do JORNAL do ALGARVE.

Agosto
– Quatro concelhos têm mais de um terço de residentes estrangeiros. Preferem Albufeira e os concelhos mais ocidentais do barlavento, Vila do Bispo, Aljezur e Lagos, de acordo com os últimos dados disponibilizados pelo SEF, referentes a 2021. Em todos eles, supera os 35% da população concelhia total. A região continua a ser, de longe, a mais pretendida do País para se fixarem. Os líderes da imigração algarvia são os britânicos, seguidos, por esta ordem, dos brasileiros, romenos, franceses e italianos.
– Num ano em que, segundo dados do próprio ICNF, diminuíram as limpezas nas florestas algarvias, os fogos do Ludo/Quinta do Lago e São Marcos da Serra fizeram crescer a área ardida até julho para uma extensão maior do que toda a área que ardeu nos 12 meses do ano passado.
– UAlg vai ter mais residências para estudantes.
– Faltam 25 enfermeiros para oferecer cuidados em segurança na urgência em Faro.
Durante décadas, algas verdes da Ria Formosa atravessam as ilhas-barreira e, empurradas pelas marés, povoaram praticamente todas as praias do sotavento a leste de Olhão. Um ano depois, há algas por todas as praias da região.
– Hospital de Faro é o que tem mais queixas a nível nacional.
– O algarvio especialista na luta contra o doping, Luís Horta, disse em entrevista exclusiva ao JA que “enquanto existirem homens, mulheres e ambição, o doping vai permanecer”.
– Estrutura de aquicultura já está ao largo de Monte Gordo.
– Região terá polo tecnológico focado nas energias verdes.

Setembro
– Portugal está entre os três maiores produtores de alfarroba do mundo. Apenas Marrocos e Espanha ultrapassam os números produzidos só no Algarve. Em fevereiro de 2022, 15 quilos de alfarroba valiam 50 euros – um máximo histórico. A alfarrobeira está a ganhar terreno face às culturas exóticas que consomem mais água. Fomos à procura das razões para a hipervalorização do fruto e ouvimos as preocupações de quem faz disto vida.
– Concelhos do barlavento recusam aumentar preço da água.
– Comando Distrital da PSP comemorou 135 anos em Vila Real de Santo António.
– O novo programa “Interreg Espanha – Portugal” de 2021 até 2027, da Comissão Europeia, vai atribuir 320 milhões de euros para a cooperação transfronteiriça entre os dois países. Ainda sem um valor destinado ao Algarve, o JA questionou as autarquias de Castro Marim, Vila Real de Santo António e Castro Marim, que expressaram opiniões distintas e algumas críticas. No entanto, até agora não existe estratégia definida e conjunta entre os municípios de fronteira, que sendo dos mais necessitados não conseguem, por vezes, usufruir dos fundos por falta de capacidade financeira, comparada com concelhos mais ricos que precisam de menos apoios.
Ordem dos Médicos alertam para transportes inter-hospitalares “muito fracos e maus” na região.
– Maternidade em Portimão pode encerrar, apesar de CHUA negar.
– UAlg com 97% das vagas ocupadas.
– Nova ponte da Praia de Faro custa mais 1,5 milhões de euros.
– Envolto em polémica, António Costa homenageia Gago Coutinho no aeroporto, ao mesmo tempo que decorrem as celebrações do Dia do Município de Faro.

- Publicidade -

– Numa altura em que o Algarve e todo o País sofre um problema de falta de habitação, os caloiros e os professores colocados na região desesperam à procura de quatro paredes para dormir, estudar e trabalhar. Com muita procura e pouca oferta, os preços aumentam de ano para ano e já deixam questões no ar dos universitários e dos docentes: valerá a pena estudar ou trabalhar no Algarve, com todos os custos associados e os problemas de mobilidade?
– Turismo na região teve o melhor verão de sempre.
– Algarve recebe 92 milhões para emprego, qualificação e inclusão.
– Transportes urbanos em Albufeira vão ser 100% elétricos em 2023.
– Câmara Municipal de Vila Real de Santo António anuncia o fim do estacionamento pago no concelho.

Foi o melhor ano para o turismo algarvio de sempre

Outubro
– Mais acidentes, mortes e feridos nas estradas algarvias: números até setembro superam período homólogo de 2021.
– Fernando Cabrita, em entrevista exclusiva ao JA, refere que Olhão e Algarve ficam a perder sem Festival Internacional de Poesia.
– Dino D’Santiago ganha Globo de Ouro e anuncia projeto de educação.
– Ciclistas algarvios suspensos pela autoridade de antidopagem.
– O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, quer Hospital Central no seu concelho.
– O diretor clínico do CHUA, Horácio Guerreiro, em entrevista exclusiva ao JA, diz que o Hospital central tarda mas é indispensável.
– Via do Infante terá mais descontos nas portagens.
– ‘Novos’ presidentes de Monchique e Vila Real de Santo António fazem balanço de um ano de mandato. Em Monchique há mais organização com herança de 10 milhões de prejuízo, enquanto em Vila Real de Santo António a prometida auditoria revela “tesourinhos deprimentes”.
– Estratégias Locais de Habitação aprovadas em quase toda a região.
– UAlg com pontuação máxima a nível internacional.
– CHUA alega falta de resposta na região e doentes oncológicos fazem radiocirurgia em Sevilha.

Novembro
– O presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve, Fábio Zacarias, em entrevista exclusiva ao JA, diz que “os estudantes têm que ser mais ouvidos”.
– AHETA informa que hotelaria precisa de mais de 8 mil trabalhadores.
– José Apolinário defende corredor ferroviário mediterrânico até Faro na Cimeira Ibérica.
– Jordan Smith foi campeão no Portugal Masters de Golfe.
– Ainda mal se apanhavam os estilhaços causados pela pandemia, já outra guerra rebentava na Europa. Dispararam os juros, o preço dos alimentos, combustíveis e o medo entre aqueles que todos os dias se digladiam para garantir o sustento dos filhos. Seja porque perderam o trabalho, a casa ou o rumo, o Centro de Acolhimento de Emergência Social, é uma das respostas sociais da região que dá esperança e dignidade a todos aqueles que perderam (quase) tudo e àqueles que agora são os ‘novos pobres’. É urgente mudar a forma de encarar a pobreza, pois ela torna as pessoas invisíveis.
– Inaugurada Unidade de Medicina Intensiva e Centro de AVC no CHUA.
– Maria da Graça Ventura, Andreia Fidalgo, Carla Vieira e Nélson Vaquinhas vencem prémios da Academia Portuguesa de História.
– Lares algarvios com 17 denúncias em dois anos.
– Ponte de Alcoutim para Sanlúcar construída até 2025.
– Empreendimento das Alagoas Brancas, em Lagoa, foi travado.
– O jornalista Ramiro Santos, em entrevista exclusiva ao JA, disse que “o Algarve perdeu importância”.
– O Centro Hospitalar Universitário do Algarve continua a apresentar, quase todos os dias, motivos para se investir na saúde na região. Em apenas uma semana, dois corpos foram trocados na morgue, um homem faleceu na casa de banho das urgências após esperar várias horas para fazer análises e outro morreu depois de lhe ter sido dada alta.
– Teodósio vence Rali do Algarve e Miguel Oliveira estreia-se em terceiro.
– Há muito tempo que se diz que o Algarve é uma região esquecida e que contribui, principalmente com o turismo, mais para a riqueza do País do que aquilo que recebe. Com números recorde e milhões de euros gerados anualmente, no distrito de Faro, continua a ser a que menos vai receber em 2023 no Orçamento de Estado.
– O presidente da Câmara Municipal de Aljezur, José Gonçalves, em entrevista exclusiva ao JA, refere que “temos de gritar para nos ouvirem”.
– António Costa, em Lagos, disse que as entidades regionais têm de remar “para o mesmo lado”.
– Portimão será cidade anfitriã do Prémio Museu Europeu em 2024.

O fim de ano foi comemorado em todo o Algarve

Dezembro
– O aumento dos custos e a diminuição das receitas levou as empresas a fazerem mais com menos trabalhadores. Os empregadores falam em apoios “insuficientes” que os impossibilita de pagar mais. Por outro lado, os sindicatos dizem que sem aumento de salários, numa região em que o custo de vida não acompanha as médias nacionais, caminhamos para um cenário de “empobrecimento generalizado”. A juntar à inflação, à crise energética e à escassez de mão-de-obra, o encerramento antecipado do programa de estágios do IEFP deixou centenas de empresas e jovens “na mão”. O IEFP garante apoios e fala da proximidade com as empresas.
– Algarve vai gerir 980 milhões de euros de fundos comunitários e José Apolinário quer eficiência e celeridade na sua gestão.
– Oito restaurantes algarvios mantêm estrelas Michelin.
– Amêijoas estão em risco na Ria Formosa.
– Algumas escolas dos concelhos transfronteiriços têm começado a assistir a um ‘fenómeno’: há cada vez mais crianças espanholas que todos os dias atravessam a fronteira e a Ponte Internacional do Guadiana para frequentar instituições de ensino portuguesas. É o caso da Escola E. B. 2, 3 Infante D. Fernando, em Vila Nova de Cacela, e da Horta do Figueiral, na Portela, que juntam já somam mais de uma dezena de alunos espanhóis, num seio multicultural de 12 nacionalidades.
– O mau tempo que assolou o sul do país a 4 e 5 de dezembro causou avultados prejuízos principalmente na capital algarvia com ruas e lojas inundadas a que teve de socorrer o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve. O sotavento algarvio foi a zona mais afetada por esta tempestade que culminou com inundações, a causar estragos em estabelecimentos comerciais, habitações e viaturas em vários concelhos.
– Fialho Anastácio “Presta Contas” em biografia assinada por Neto Gomes.
– Desejada nos solos áridos da região e principalmente nas barragens, as chuvas das últimas semanas acabaram por causar estragos que ficarão na memória dos algarvios, deixando-os em sobressalto com o mau tempo. A precipitação que caiu, embora desproporcional, atenuou os efeitos da seca no sotavento, onde as ribeiras já correm, mas teve um impacto pouco significativo nos caudais do barlavento. Para vermos as barragens cheias teríamos de ter chuva persistente durante “mais um ou dois meses”. Agentes regionais, agricultores e associações de regantes estão na expectativa.
– Radar de Loulé tem estado avariado e não detetou últimas chuvas intensas na região.
– Balcão Migrante da Lusofonia vai nascer em Albufeira e foi apresentado em Vila Real de Santo António.
– ICNF denuncia abate para plantação ilegal de abacates em Tavira.
– Museu de Lagos nomeado para prémio europeu.
– Gonçalo Ramos, de Olhão, fez história no campeonato mundial de futebol, batendo recorde de Eusébio.
– Presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, disse em entrevista exclusiva ao JA que “não faz sentido dois grandes hospitais em Faro.
– Em VRSA, o ministro da Habitação, Pedro Nuno Santos disse que a missão no Algarve “é enorme”.
– Hotéis com animação atraem milhares de turistas na passagem de ano.

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Banda Musical Castromarinense celebra centenário

A Sociedade Recreativa Popular - Banda Musical Castromarinense vai celebrar o seu 100.º aniversário...

Seis desalojados e quatro feridos em incêndio num apartamento em Quarteira

Um incêndio num apartamento em Quarteira, no distrito de Faro, deixou hoje seis pessoas...

Tunes ficará sem abastecimento de água algumas horas na próxima segunda-feira

O fornecimento de água será interrompido, em Tunes, na União de Freguesias de Algoz...

Pisa Barro celebra 25 de abril com nova rede de abastecimento de água

A rede de abastecimento de água em Pisa Barro, um investimento da Câmara Municipal...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.