O “Dia da Cidade”

Ocorre a 7 de Setembro (4.ª feira) mais uma vez a comemoração do «Dia de Faro», na vivência do 482.º aniversário sobre a data, em que no ano de 1540, El-Rei de Portugal e dos Algarve, D. João III «O Piedoso» elevou a então Vila de Faro a Cidade.
Foi um passo decisivo aquela carta régia, na subida de Faro, a capital algarvia e a sede da Diocese e de todo o incremento que, também por aí, o burgo conheceu, recuperando o esplendor havido ao cabo das ocupações romana, árabe e outras.
Durante muitas décadas o «Feriado Municipal de Faro» foi a 24 de Junho dia dedicado a um dos três Santos Populares, São João Baptista, já que véspera decorriam as festividades joaninas com os mastros, as fogueiras, as marchas populares, a cana verde e a alcachofra, numa noite de alegria e de animação, em que a cidade se enchia de festa e alegria.
Foi durante a presidência autárquica do Professor João Negrão Belo (1983/1989), que se instituiu a 7 de Setembro esta celebração municipal recordando a elevação de Faro a Cidade.
Ao recordar-se a «Carta Régia» datada de 1540, uma efeméride plena de sentido, justo é recordar a figura do Monarca, nascido e falecido em Lisboa (1502/1553) e a que a capital sulina não tem prestado a devida e merecida consideração. Lembra-se que Faro não tem uma única artéria com o nome do «Piedoso» (dada a sua profunda vocação religiosa e o haver sido no seu reinado que foi instituído em Portugal o «Tribunal da Inquisição ou Santo Ofício», de tão trágica recordação. Nem existe qualquer monumento dedicado a este Rei. Falava-se em erguê-la junto ao Arco do Repouso, em local de pouca visibilidade, quando o deveria ser em zona cêntrica, por exemplo na Pontinha (Praça da Liberdade).
Desconhecemos, na data em que escrevemos esta «Crónica de Faro», quem serão os distinguidos pelo Município, assim como os funcionários municipais, mas a ambos endereçamos as nossas afectivas felicitações e o agradecimento que lhes é devido pelos relevantes serviços prestados em prol da Terra Mãe!

Deixe um comentário

Exclusivos

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.