O único semanário da região faz 67 anos

Luísa Travassos
Luísa Travassos
Diretora do Jornal do Algarve Carteira Profissional - 588 A

O JORNAL do ALGARVE, chega aos seus 67 anos de publicações ininterruptas, sem concorrência, pois é, neste momento, o único semanário que se publica na região.

Significa isto que cada vez se torna mais difícil manter a imprensa escrita em papel e que só o rigor na gestão, a dedicação de quem cá trabalha, a persistência de alguns anunciantes e sobretudo dos nossos assinantes, de quem nos segue, seja nas edições em PDF seja no papel, tem permitido que continuemos na luta difícil, mas gratificante, de informar e de tentar contribuir para a resolução dos problemas que assolam a nossa região.

Dos mais velhos aos mais novos, há unanimidade na ideia de que o jornal faz falta, que se deve manter no formato de papel e digital. Temos trabalhado arduamente no intuito de modernizar o nosso site e, ao contrário de todos os outros na região, só damos acesso às peças exclusivas através de assinatura paga. O jornal tem procura, temos leitores que valorizam o trabalho jornalístico estando dispostos a contribuir para o pagamento dos salários, pelo que temos conseguido aumentar o número de assinantes.

No entanto, verificamos que aqueles que deviam investir numa comunicação social regional, honesta e credível como é o JA, tão importante para a democracia, estão distanciados só se lembrando que os jornais fazem falta quando lhes toca à porta algum problema e precisam da sua colaboração para denunciarem o que consideram estar mal.

Passados que são quase 50 anos de democracia, ainda é assim que pensam os nossos empresários. Segundo dados do Nera, temos mais de 75 mil empresas no Algarve, mas poucas são as que alguma coisa fazem para ter uma voz que os defenda e que lute pelos interesses da região em que laboram.

Cabe, então, ao jornal, sem colaboração financeira de quem o devia fazer, dar continuidade a um jornalismo de causas, tal como foi fundado por José Barão! Colaboradores de prestígio continuam a dar o seu contributo e, para surpresa nossa, alguns estão a regressar e outros a iniciar.

Porque desistir é coisa que não faz parte do ADN deste grupo de sonhadores, dedicaremos o próxima número ao 67.º aniversário, em que convidamos várias individualidades a colaborar nesta edição.

Apesar de muitos nos augurarem um curto futuro, por muitas que sejam as dificuldades, aqui nos manteremos, hirtos e firmes, no nosso papel de informar, de denunciar o necessário, e de lutar pelos direitos do Algarve e dos algarvios!

Foi para isso que José Barão e um conjunto de empresários esclarecidos o fundaram.

Deixe um comentário

Exclusivos

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns. Que este longo caminho continue, praticando um jornalismo de causas, de defesa da nossa região, de defesa dos algarvios e, acima de tudo, de defesa de uma sociedade democrática e plural.
    Um bem haja a todos os que todas as semanas tornam possível a presença do Jornal do Algarve, nas bancas, nas nossas casas, na internet e nas redes sociais.
    Um abraço especial à sua diretora Luísa Travassos e força para a grande empreitada que abraça todos os dias.
    Um pensamento para o Fernando Reis.

  2. É para mim um grande privilégio ser colaborador do Jornal do Algarve, bastião da imprensa independente e rigorosa nesta região. Parabéns a todos os seus trabalhadores e colaboradores, ma pessoa da sua directora Luísa Travassos, por mais este aniversário! Bem hajam.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.