Obama anuncia retirada dos últimos soldados do Iraque

ouvir notícia

O presidente Barack Obama afirmou esta terça-feira que as tropas norte-americanas deixarão o Iraque com “honra” e de “cabeça erguida” este mês, enquanto alertou aos outros países que não devem interferir e que “a história julgará” a decisão de invadir o país, tomada por George W. Bush em 2003.

“Depois de quase nove anos, a nossa guerra no Iraque termina este mês”, disse Obama depois de receber na Casa Branca o chefe de Governo iraquiano, Nuri al-Maliki.

“Nos próximos dias, os últimos soldados americanos cruzarão a fronteira do Iraque com honra e de cabeça erguida”, afirmou o presidente.

- Publicidade -

Lançada pelo governo do seu antecessor, o republicano George Bush, sem o acordo prévio da ONU, a invasão de março de 2003 depôs o regime de Sadam Hussein, alegando que o ditador possuía um “arsenal de armas de destruição em massa”, que nunca foi encontrado. Hussein foi executado em dezembro de 2006.

Atualmente permanecem no Iraque 6.000 militares e funcionários do Ministério da Defesa norte-americano, distribuídos em quatro bases militares.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.